Começa processo de demolição de dois navios da Carnival

0
Carnival Fantasy encalhado para desmanche

Fora dos planos da companhia, dois navios da Carnival Cruise Line foram encalhados na praia de Aliaga, na Turquia. Assim como o Monarch e o Sovereign, da Pullmantur, o Carnival Fantasy e o Carnival Inspiration serão desmontados pelos estaleiros locais e terão seus materiais reciclados.  

Passando por processo de otimização e adequação de frota, a Carnival já havia anunciado a venda dos navios em questão no final do mês passado. No começo deste mês, a empresa confirmou que tanto Fantasy quanto Inspiration foram vendidos para sucateiros. 

Desmanche pode durar 9 meses

Três dos quatro navios que estão sendo desmontados em Aliaga neste momento

Em comunicado à imprensa, a Carnival afirmou que escolheu os estaleiros de desmanche por suas operações responsáveis e sustentáveis. Já encalhados, os dois navios passam pela primeira fase da demolição.

Na operação, os sucateiros retiram maquinário, equipamentos eletrônicos, vidro, madeira e outros materiais que possam ser reutilizados imediatamente. 

Se o navio foi modernizados recentemente, ainda pode ter retirados equipamentos atuais como filtros de emissões e sistemas avançados de tratamento de água. 

Em seguida, os navios verão sua estrutura metálica ser desmontada, com auxílio de máquinas e maçaricos. O aço e as ligas semelhantes podem ser reaproveitadas imediatamente ou enviadas para fornalha, sendo recondicionados em novos produtos. 

O processo inteiro de desmanche pode durar até 9 meses, dependendo do tamanho e características do navio. 

Além das fases citadas, a operação ainda inclui um processo preliminar, elaborado pelas próprias companhias. Antes de mandar a embarcação para o sucateiro, as próprias empresas também retiram material de bordo, em um porto pré-determinado. 

No caso do Fantasy e do Inspiration, a retirada foi realizada em Curaçao, no Sul do Caribe. Os itens normalmente incluídos nessa operação são arte e memorabilia, além de equipamentos alugados – como as máquinas caça-níquel dos casinos. 

Navios da década de 90

Carnival Paradise é um dos oito navios da classe que continuará operando

Apesar da reciclagem, tanto o Carnival Fantasy como o Carnival Inspiration são navios relativamente novos. Gêmeos, foram inaugurados, respectivamente, em 1990 e 1996. Em condições normais, ainda teriam, ao menos, mais uma década de vida útil. 

Os dois são parte da classe Fantasy, que contava com um total de oito unidades, todas operadas pela Carnival Cruise Line. Até o momento, as outras seis embarcações do tipo seguirão com a companhia. Só quatro, no entanto, voltarão a operar quando as operações forem retomadas. 

Quando anunciou a venda do Fantasy e do Inspiration, a Carnival também anunciou que irá manter os gêmeos Carnival Fascination e Carnival Imagination desativados por período indeterminado. 

Cada navio da classe tem capacidade para cerca de 2.600 passageiros em ocupação máxima, além de 70.400 toneladas. 

Os outros quatro navios do tipo são o Carnival Ecstasy, o Carnival Paradise, o Carnival Sensation e o Carnival Elation. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Carnival, Nautica Goods e Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui