Navios da Holland America Line navegam com destino ao Brasil

0
Junto ao seu gêmeo Nieuw Amsterdam, Eurodam foi o maior navio da frota entre 2008 e 2015

Dois navios da Holland America Line estão atravessando o Atlântico com destino ao Brasil. Sem receber passageiros desde março, o Eurodam e o Nieuw Amsterdam estão entre os maiores e mais novos da frota e vinham sendo empregados em missões de repatriamento.

Após passar por Durban, na África do Sul, as embarcações viajam juntas com destino a Fortaleza, no Ceará, neste momento (24/8). O Eurodam deve chegar na cidade na manhã do dia 8 de setembro, e o Nieuw Amsterdam cerca de 24 horas depois, no dia seguinte. 

A razão da viagem não foi revelada pela Holland America, que é parte do grupo Carnival e oferece cruzeiros premium ao redor do mundo. Estima-se, no entanto, que estejam relacionadas a provisionamento e reabastecimento. 

Atualização: Em 31/8, o Eurodam havia alterado seu porto de destino e seguia agora para Bonaire. Já o Nieuw Amsterdam continua navegando em direção a Fortaleza. Sua chegada está prevista para às 7h do dia 7 de Setembro. 

Descomissionado em 2008, o Eurodam foi construído na Itália e tem capacidade para cerca de 2,100 passageiros. Conta com cerca de 86,000 toneladas e, em condições normais, transporta também 929 tripulantes. O Nieuw Amsterdam é um de seus gêmeos e opera desde 2010, com as mesmas dimensões e capacidades.  

Normalmente baseados nos EUA e Europa, os navios nunca estiveram no Brasil. 

Cinco navios de cruzeiro visitaram o Nordeste desde a pandemia

Desde que o surto do novo coronavírus foi declarado pandemia em março, cinco navios de cruzeiro visitaram portos do Nordeste. 

Em maio, o MSC Sinfonia partiu do Rio de Janeiro para Salvador, onde permanece desde então. O navio da MSC Crociere aguarda a retomada dos cruzeiros na capital baiana e deve voltar a navegar apenas em dezembro. 

No mesmo mês, o Crown Princess também visitou o Porto de Salvador. Em missão de repatriamento, o navio da Princess Cruises passou um dia fundeado na Baía de Todos os Santos antes de seguir viagem para Cape Town, na África do Sul. 

Alguns dias depois, outro navio da Princess Cruises visitou o Nordeste. Informando Fortaleza como destino, o Island Princess se aproximou da capital cearense, chegando a entrar na barra da cidade. Em vez de atracar ou fundear, no entanto, seguiu viagem, também rumo a África do Sul. 

Também em maio, o Zuiderdam passou tanto por Fortaleza quanto por Salvador. O navio da Holland America Line primeiro fundeou na capital cearense, passando um dia ao largo do porto. Em vez de atracar, seguiu para Salvador. Depois de cerca de 20 horas fundeado na capital baiana, partiu para a Namíbia. 

Antes, em abril, outro navio da Holland America Line havia visitado Fortaleza, o Koningsdam. Na ocasião, o navio atracou na capital cearense com 900 membros da tripulação a bordo, seguindo, posteriormente, rumo ao Canal do Panamá. 

Sudeste acolheu outros nove navios

Além destes, outros seis navios passaram pelo Sudeste desde o começo da pandemia. O Rio de Janeiro recebeu dois navios da Ponant, além de dois outros navios de expedição, enquanto Santos recebeu o Scenic Eclipse e o MSC Musica.

Os navios se somam ao MSC Seaview e ao MSC Poesia, bem como ao Costa Fascinosa, que já estavam navegando pelo Brasil quando a pandemia estourou, e permaneceram em Santos. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Michael Elleray, WhispertoMe e Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui