Com atraso de 6 meses, P&O Cruises recebe Iona em sua frota

0
Iona

O Iona foi, enfim, entregue para a P&O Cruises. A marca inglesa da Carnival Corporation recebeu a embarcação oficialmente em sua frota no último dia 9, cerca de seis meses depois da data originalmente prevista. 

Encomendado em 2016, o navio deveria ter entrado em operação já em abril deste ano, após cerca de dois anos em construção no estaleiro Meyer Werft. A pandemia de COVID-19 e problemas contratuais, no entanto, modificaram os planos. 

Apesar de ter tido sua construção atrasada pelo próprio estaleiro, o Iona já foi finalizado há alguns meses. A P&O Cruises, porém, recusou seguidamente a entrega da embarcação. A companhia  inglesa alegou não cumprimento de contrato por parte do estaleiro, com características técnicas aquém do combinado. 

Por conta disso, o navio teve de retornar para doca-seca algumas vezes, enquanto trabalho adicional foi realizado para levar as características ao desejado pela P&O. 

Para a imprensa alemã, no entanto, o não aceite do navio por parte da companhia inglesa pode ter sido estratégico. Sem realizar cruzeiros, a P&O não tinha razão para receber o navio imediatamente e, assim, adiaria o pagamento do valor combinado para o momento da entrega, além de economizar em custos de manutenção e mantenimento da embarcação. 

185 mil toneladas e mais de 6,000 passageiros

Agora maior da frota, o Iona tem capacidade para mais de 6,000 passageiros em capacidade máxima. Projetado com base na classe XL da Carnival Corp, o navio é similar ao AIDAnova, ao Costa Smeralda e ao Mardi Gras – todos também integrantes da mesma classe. 

O navio é também o primeiro da P&O a ser abastecido por LNG, o gás natural liquefeito, conhecido no Brasil como GNL. Considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo, o gás deve cortar as emissões do navio significantemente, garantindo menos poluição atmosférica. 

Com cerca de 185 mil toneladas, o navio só tem viagens marcadas para março do próximo ano. Devido à pandemia, a P&O cancelou todas as viagens de 2020, além de boa parte dos cruzeiros dos primeiros meses de 2021. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright P&O Cruises

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui