A Costa Crociere voltou a rever seus planos de retomada e agora pretende voltar a navegar apenas em 27 de Março.
“Os navios da Costa Cruises, a marca italiana da Carnival Corporation, estão prontos para partir novamente e oferecer aos passageiros férias recheadas de lazer e relaxamento, junto a protocolos melhorados de saúde e segurança”, disse a Carnival Corporation em um comunicado voltado à imprensa internacional.
Sem navegar desde dezembro, a companhia terá o Costa Smeralda realizando itinerários por portos italianos a partir do dia 27 do próximo mês. Estão disponíveis cruzeiros de 3, 4 e 7 noites com escalas em Savona, La Spezia, Civitavecchia, Nápoles, Messina e Cagliari.
Em 1º de Maio, a Costa pretende retomar cruzeiros internacionais com o Smeralda voltando a oferecer um itinerário mais completo pelo Mediterrâneo Ocidental. Com sete noites, o roteiro inclui paradas na França e Espanha, além de três portos na Itália e deve ser realizado semanalmente.
Pouco depois, no dia 2 de Maio, a companhia italiana pretende retomar os itinerários no Mediterrâneo Oriental. Com o Costa Luminosa, serão retomados cruzeiros para a Grécia e Croácia, partindo dos portos de Trieste e Bari, na Itália.
Todos os outros cruzeiros programados até o final de Maio e não citados no novo programa, incluindo os da temporada inaugural do Costa Firenze, estão agora cancelados. Os passageiros com reservas nessas viagens serão informados pela própria Costa ou por suas agências de viagem.
Mudanças de plano e novo protocolo
Após voltar a navegar em setembro, a Costa se viu obrigada a voltar a suspender sua operação em dezembro, por determinação do governo italiano. Inicialmente, o plano era retomar os embarques já nos primeiros dias de janeiro, mas os planos foram mudando gradualmente.
Ainda em janeiro, a companhia definiu que só voltaria no final daquele mês e mudou os navios que seriam usados. Algumas semanas depois, atrasou a retomada para o começo de março, mais uma vez mudando os navios.
Agora, de acordo com a companhia, conversas para viabilizar a operação em todos os destinos já estão em andamento.
“A Costa está trabalhando com as autoridades nacionais e locais dos países incluídos nos itinerários dos navios para definir os detalhes da retomada das operações de cruzeiro com medidas de saúde e segurança melhoradas através da implantação do Protocolo de Segurança Costa”, disse a Carnival no mesmo comunicado.
De acordo com a empresa, o protocolo inclui medidas em todos os aspectos da experiência de cruzeiro. Entre as mudanças, estão capacidade de passageiros reduzida, testes para COVID-19 em todos os passageiros e tripulantes, distanciamento físico a bordo e nos terminais, excursões em terra protegidas e mais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Carnival Corp) / Imagens (©) Copyright Costa