Após a falência de seu proprietário, o veterano Funchal voltou a ser leiloado no começo deste ano. Imobilizado em Lisboa desde 2015, o navio já havia passado por um leilão há cerca de dois anos, também após uma falência.
Na ocasião, acabou adquirido pela inglesa Standard Living. A empresa pretendia revitalizar o navio, adaptando-o para atrair o público jovem. A ideia da SL era operá-lo no trecho entre Liverpool e Ibiza, com cruzeiros voltados ao público raver.
O plano, no entanto, não foi pra frente e o navio seguiu atracado em Lisboa até a falência da empresa, declarada no final do ano passado.
Aceitando ofertas até o final de janeiro, o leilão atual foi organizado pela CW Kellock & Co Ltd, que também organizou a venda da frota da antiga Cruise & Maritime Voyages.
Encerrado, o processo não teve resultados revelados oficialmente. A imprensa portuguesa, no entanto, afirma que o navio foi arrematado por investidores norte-americanos e deve voltar a operar no futuro. Outras fontes, no entanto, dizem que a embarcação deve ser encalhada para desmanche em breve.
Funchal está entre os mais antigos navios de cruzeiro da atualidade
Comissionado em 1961, o Funchal é um dos mais antigos navios da atualidade. De pequeno porte, foi construído para transportar pessoas e cargas entre a parte continental de Portugal e suas ilhas.
Com uma longa carreira, o navio passou por profunda reforma quando há cerca de dez anos. Na ocasião, a revitalização pretendia atualizar sua parte técnica, de forma a mantê-lo apto a seguir operando mesmo com as novas regras e restrições impostas a navios pela International Maritime Organization.
Com capacidade para cerca de 550 passageiros, o Funchal tem tradição também em águas brasileiras. Nos anos 1990, realizou diversas temporadas nacionais, visitando destinos como Santos, Fernando de Noronha e Recife.
Para ver fotos do navio após sua revitalização, além de mais de sua história, clique aqui ou na miniatura a baixo.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella