Após cancelar suas escalas no Brasil para 2021/2022, a Princess Cruises não tem previsão de volta aos portos nacionais. Assim como na próxima temporada, nenhum navio da frota visitará o país também em 2022/2023, mesmo que a companhia siga navegando pela América do Sul normalmente.
Presença constante em águas nacionais há décadas, a Princess é parte da Carnival Corporation e oferece produto premium. Atualmente, tem 14 navios em sua frota, com mais três em construção.
Além de fazer escalas em trânsito em portos brasileiros, a companhia norte-americana costumava oferecer embarques regulares no Rio de Janeiro, para cruzeiros internacionais. Com produto voltado ao mercado internacional, chegou também a operar no Amazonas, oferecendo viagens regulares entre Manaus e o Caribe com navios menores como o antigo Ocean Princess.
Nas últimas temporadas, mantinha presença forte no país. Em 2019/2020, por exemplo, a Princess Cruises trouxe ao Brasil os gêmeos Island Princess e Coral Princess. Já na estação anterior, o Royal Princess – então um dos maiores e mais novos navios da frota – foi um dos destaques da temporada brasileira de longo curso.
Para 2021/2022, a companhia pretendia trazer o novo Discovery Princess aos portos nacionais. Em construção na Itália, a embarcação passaria pelo Brasil em janeiro, apenas alguns meses depois de entrar em operação.
Próximas temporadas terão navios inéditos, com roteiros pela Patagônia e região Andina
Atualizado em 11/9
Após mudança de itinerários, o Diamond Princess tinha sido escolhido para a América do Sul pela primeira vez em 2021/2022. Baseado no Pacífico, o navio costuma realizar temporadas no Extremo Oriente, Austrália e Sudeste Asiático.
Estreando na América do Sul, visitaria a Argentina, o Uruguai e o Chile, além de Peru, Equador e a Antártica.
A pandemia de COVID-19, no entanto, acabou levando ao cancelamento e todos os cruzeiros da estação.
Já em 2022/2023, será a vez do Sapphire Princess estrear na região. Gêmeo do Diamond, o navio também costuma navegar pelo Pacífico, com temporadas principalmente no Sudeste Asiático e na Oceania.
Assim como ocorreria com seu gêmeo, navegará apenas por Argentina, Uruguai e Chile, fazendo passagens por Peru e Equador em cruzeiros posicionais.
Construídos no Japão entre 2003 e 2004, o Diamond Princess e o Sapphire Princess são navios de grande porte. Com cerca de 115 mil toneladas, cada embarcação tem capacidade para mais de 3.000 passageiros.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Carneiro, Daniel Capella e Princess Cruises