O MSC Sinfonia voltou a navegar neste sábado (26/3). O navio da MSC Cruzeiros recebeu os passageiros em Marghera, na Itália, para um cruzeiro pelo Mediterrâneo Oriental.
A viagem marca a retomada de operações do navio, que estava imobilizado há mais de dois anos.
Parte da classe Lirica, o Sinfonia irá oferecer uma série de cruzeiros para as Ilhas Gregas durante o verão europeu. Partindo de Marghera e Bari, na Itália, o itinerário também inclui escala no fiorde de Kotor, em Montenegro.
Já em Novembro, o navio parte para a África do Sul, onde irá permanecer durante a temporada 2022/2023.
Inaugurado em 2002, o MSC Sinfonia foi adquirido pela MSC Cruzeiros em 2005. Junto ao MSC Armonia, o navio é o único da frota atual que não foi construído e projetado pela própria companhia.
Último cruzeiro havia sido no Brasil
Antes deste sábado, a última viagem do MSC Sinfonia havia ocorrido no Brasil. Em março de 2020, a embarcação completou um cruzeiro pelo Prata e chegou a iniciar sua travessia rumo à Europa.
Pouco após partir, no entanto, a viagem, que tinha Veneza como destino final, foi cancelada. Assim, os passageiros deixaram o navio no dia 15 de março, pouco depois da pandemia de COVID-19 ser oficialmente declarada.
Desde então, o MSC Sinfonia permaneceu imobilizado, apenas com tripulação essencial a bordo. Durante boa parte do período fora de serviço o navio esteve, inclusive, no litoral brasileiro.
Depois de desembarcar seus passageiros, a embarcação permaneceu algum tempo nos arredores do Rio de Janeiro antes de seguir para Salvador em maio.
Sua partida da capital baiana ocorreu quase sete meses depois, já no final de novembro.
14 navios em operação
Após a retomada do MSC Sinfonia, um total de 14 navios da MSC Cruzeiros já voltaram a navegar ao redor do mundo.
Uma das primeiras a receber de volta os passageiros, a companhia voltou a navegar em agosto de 2020.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella