O Ocean Explorer encalhou em uma parte remota do noroeste da Groelândia nesta segunda-feira (11/9).
Realizando cruzeiro de expedição para a Aurora Expeditions, o navio de alto padrão acabou fazendo contato com o leito marinho enquanto navegava pelo Alpefjord, no Northeast Greenland National Park.
Cerca de 210 pessoas estão a bordo da embarcação, entre passageiros e tripulantes.
Segundo o The Guardian, havia a expectativa que a alta da maré permitisse à embarcação seguir viagem, mas a hipótese não se confirmou e o Ocean Explorer segue preso.
Ainda de acordo com o jornal britânico, ninguém a bordo do navio corre perigo. Também não existe risco imediato ao meio ambiente, acrescentou.
O Comando Conjunto do Ártico, órgão da Marinha Dinamarquesa está, no entanto, acompanhando a situação de forma muito séria, disse a publicação.
“Nossas unidades estão muito distantes e o cenário climático pode estar bastante desfavorável”, explicou o comandante do órgão Brian Jensen.
O mais próximo navio da Marinha Dinamarquesa está a cerca de 2 mil quilômetros de distância do Ocean Explorer, acrescentou ele. O navio já navega em direção ao local do incidente e tem previsão de chegada marcada para sexta-feira (15/9).
Ainda segundo o The Guardian, as autoridades locais estão em contato com outro navio de cruzeiro na área. O navio – que não foi identificado – deve permanecer próximo ao incidente para ajudar em caso de uma piora nas condições.
Falência de operador
Comissionado em 2021, o Ocean Explorer tem capacidade para cerca de 150 passageiros. Construído na China, o navio de expedição acabou sendo fretado pela Aurora Expeditions após a falência de seu operador original, a Vantage Deluxe World Travel.
Considerado um dos mais modernos e avançados do mercado, foi projetado para navegar em destinos remotos e conta tecnologia de última geração.
O Portal WorldCruises.com esteve a bordo do navio durante sua passagem pelo Brasil em dezembro e conheceu suas principais características, confira nosso especial:
Conheça o Ocean Explorer, navio de expedição que visita o Brasil neste mês
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Danish Air Force/Arctic Command e Daniel Capella