Se você é do bloco ou da ala de quem gosta de ganhar dinheiro e quer aproveitar a sua disposição para fazer aquele “pé de meia” que garantirá um futuro com conforto, segurança e tranquilidade, o trabalho como tripulante em navios de cruzeiros pode ser o samba enredo que faltava na sua vida.
Todos os anos milhares de vagas são disponibilizadas para brasileiros e brasileiras que sonham em ingressar em uma carreira internacional. Para conseguir uma oportunidade de trabalho em alto-mar é necessário ser maior de 18 anos, falar um pouco de inglês, ter disposição para trabalhar todos os dias sem um único dia de folga, ficar longe da família durante 6 ou 9 meses e ter muita vontade de vencer na vida.
São inúmeras vagas de garçons, garçonetes, camareiras, camareiros, auxiliares de limpeza, piscineiros, bartenders, auxiliares de bar, atendentes de buffet, recepcionistas, vendedores de lojas, atendentes de serviço de quarto, mensageiros, recreadores, auxiliares de cozinha, confeiteiros, padeiros, açougueiros, baristas, especialistas em chocolates, sorvetes, vinhos, entre centenas de possibilidades todos com excelentes salários em dólar ou até euros.
O Brasil tem sido um destino cada vez mais procurado pelas companhias marítimas e, durante a temporada brasileira de navios, que esse ano começou em outubro de 2023 e terminará na primeira semana de maio, a mão de obra brasileira vem sendo a grande responsável pela harmonia e evolução dos serviços que são oferecidos a bordo tendo em vista que muitos hóspedes não falam inglês, italiano ou outros idiomas.
Além disso existe uma lei que obriga as companhias internacionais, que permanecem mais de trinta dias em águas brasileiras, a contratarem 15% de tripulantes nativos do nosso País, exigência do Ministério do Trabalho desde 2006.
“Com essa obrigatoriedade de contratação de tripulantes brasileiros as oportunidades para conquistar um emprego nos navios, que já são muitas ao longo de todo o ano, aumentam significativamente na temporada brasileira. A indústria dos cruzeiros marítimos está passando por um momento delicadíssimo quando falamos de mão de obra qualificada. Cada ano novos navios são inaugurados, mais modernos e com maiores capacidades de hóspedes e, consequentemente, tripulantes. Estão precisando de gente no mundo todo, em todas as temporadas, o tempo inteiro”, declara André Vieira, fundador da Deck4 Foundation, plataforma de educação que já mudou a vida de mais de 35 mil pessoas por meio do trabalho a bordo.
Os salários iniciais, para as vagas de entrada, que não exigem uma fluência em nível avançado de inglês, podem chegar aos US$ 1.000,00, aproximadamente R$ 5.000,00 por mês, sem considerar as gorjetas e comissões que variam mensalmente.
Durante o carnaval as vendas no departamento de bar aumentam muito, assim como nos cruzeiros temáticos e shows de artistas como Wesley Safadão, Xuxa, Alexandre Pires, Neymar, entre outros.
“Eu embarquei no departamento de bar como Bar Boy (Auxiliar de Bar), minha função era a mais simples, mas foi a que meu inglês permitiu ser aprovado. Eu ganhava 800 dólares. A bordo tive a chance de mostrar que era qualificado, dedicado e me esforcei para mostrar tudo que aprendi com a Deck4 antes de embarcar”, disse Luiz DiCastro, bartender e ex-aluno do programa social Jovens Tripulantes.
“Hoje, no meu terceiro contrato já sou Bartender e ganho quatro vezes mais o que ganhava quando comecei em 2022. Aqui é tudo muito rápido para quem está devidamente preparado para a vida a bordo. No Brasil, tenho amigas no Preziosa que ganham entre 5 e 10 mil dólares por mês por conta dos cruzeiros temáticos. As políticas de comissionamento para quem é do departamento de bar são maravilhosas”, acrescentou.
Como se candidatar
A seleção de quem sonha com um emprego em navios de cruzeiros é feita por agências de recrutamento, entre elas Infinity Brazil, ISMBR, Valemar, Rosa dos Ventos, Cast-a-Way e Portside. Para informações completas sobre a vida de tripulante, os interessados podem acessar o curso gratuito Jornada do Tripulante, disponível no site da fundação Deck4, www.deck4.org.br. Lá os candidatos e candidatas encontrarão informações sobre condições de trabalho e documentações exigidas.
O contrato de trabalho tem prazo inicial de sete meses, mas pode ser estendido conforme o desempenho e a vontade dos profissionais. A jornada de trabalho é de até 11 horas por dia, e as companhias italianas que trazem seus navios para a temporada brasileira cobrem todas as despesas de viagem (voos e traslados) e hospedagem dos contratados durante as operações de embarque e desembarque dos navios no Brasil. Atualmente, Costa Crociere e MSC Crociere são as empresas que mais contratam brasileiros em todo o mundo.
Sobre a Deck4
Fundada em 2021, em Santos, a Deck4 é a maior plataforma de educação profissional a distância para formação de tripulantes de navios do planeta. Com uma metodologia que já formou mais de 35 mil pessoas no país, oferece formação profissional por meio de cursos on-line, ministrados pelos mais importantes profissionais da indústria hoteleira marítima no mundo.
Na plataforma da Deck4, os alunos assistem mais de 600 de aulas, divididas em cursos específicos, como Primeiros Passos do Tripulante, Formação Profissional do Tripulante, Saúde do Tripulante, Restaurante, Governança, Cozinha, Bar, Protocolos Sanitários para a Covid-19, Introdução aos Métodos de Segurança, Duty Free, Fotografia, Entretenimento, Guest Relations e outros.