Educação ajuda milhares de brasileiros a conquistarem empregos a bordo de navios de cruzeiros

0
Disney Magic, o primeiro e o menor navio da frota Disney Cruise Line, com capacidade para 945 tripulantes

O sonho de trabalhar a bordo de um navio de cruzeiros, viajar o mundo, conhecer novas culturas e ainda ganhar em dólar ou em euro já é uma realidade para milhares de ex-alunos da Deck4, a maior e mais completa plataforma de educação profissional a distância para formação de tripulantes de navios do mundo.

Com uma metodologia que já formou mais de 35 mil pessoas no país, a fundação especializada em oferecer treinamentos on-line para profissionais da indústria dos cruzeiros, por meio de cursos ministrados pelos mais importantes e reconhecidos profissionais da indústria hoteleira marítima no mundo, vem mudando milhares de vidas.

Abaixo, selecionei algumas histórias incríveis de ex-alunos da nossa plataforma para inspirar quem pensa em fazer carreira a bordo:

Giuliana Moser, de 26 anos, se formou em 2020 como veterinária, trabalhou por um tempo na área, mas nunca se encontrou na profissão. Ela queria trabalhar com algo diferente, porém não sabia qual destino seguir. Tudo mudou quando ela fez um cruzeiro como passageira, sozinha, e conversou bastante com a tripulação.

Giuliana Moser, na Escócia

Ao desembarcar, decidiu pesquisar sobre o trabalho em cruzeiro e fazer o curso da Deck4 que qualifica profissionais para trabalhar nessa área. Foi ali que descobriu que tinha potencial para trabalhar no setor de entretenimento. Giuliana começou o processo seletivo em maio deste ano, e em setembro, embarcou no navio MSC Preziosa na função de Cruise Staff (Recreação Adulta).

“Isso tudo está sendo uma mudança radical na minha vida, e todo o processo ocorreu de forma muito rápida. Me identifiquei muito e estou muito animada com essa oportunidade”, disse. 

Já Leonardo Giovanni da Silva Xavier Salles, de 29 anos, foi aprovado para trabalhar nos navios da Disney Cruise Line no cargo de Custodial Host Housekeeper (Auxiliar de Serviços Gerais). O processo seletivo dele com a agência recrutadora começou no finalzinho de fevereiro do ano passado.

“Tudo começou quando uma amiga minha que estava nos Estados Unidos fazendo intercâmbio de au pair, fez um cruzeiro, em meados de fevereiro. Ela viu muitos brasileiros na tripulação e me falou para tentar alguma vaga, já que eu falava inglês e tinha vontade de viajar e trabalhar fora”.

Depois disso, Leonardo começou a procurar informações sobre como poderia trabalhar como tripulante, e conheceu a plataforma de cursos de formação profissional para tripulantes, onde fez os cursos preparatórios e decidiu investir nessa carreira.

Louise, a bordo do Costa Diadema

Outra história de sucesso é a de Louise Silva Ferreira, de 33 anos, contratada para trabalhar na MSC como Program Hostess (Editora do Jornal de Bordo). Ela participou do programa social da Deck4, o Jovens Tripulantes, onde recebeu qualificação, além de orientação para preparar o currículo e participar das entrevistas de emprego.

“Eu sempre tive curiosidade na indústria, mas decidi correr atrás depois que fiz cruzeiro como passageira. Tive muito contato com os tripulantes, principalmente das áreas de bar, restaurante e entretenimento e me interessei. Gosto de viajar, desafios, conhecer novas culturas e acho a indústria de cruzeiros um ótimo lugar para poder crescer profissionalmente”.

Vitória durante momento de pausa em sua escala de trabalho

Vitória Rayani da Silva de Castro, de 22 anos, conheceu o mundo dos cruzeiros através de um amigo que atuava na área. Antes de pensar em seguir carreira como tripulante, ela trabalhou por um ano como ajudante de cozinha em um restaurante. Vitória estava em busca de uma vida melhor. Além de ganhar em dólar, ela queria aperfeiçoar o inglês e conhecer vários países e culturas diferentes.

“O meu processo seletivo, entre entrevista, prova de inglês e envio de documentos foi muito rápido, levou pouco mais de uma semana até eu ser aprovada”. Ela embarcou para seu primeiro contrato como tripulante  no dia 7 de novembro de 2023, em Barcelona, na Espanha, no navio MSC Grandiosa para trabalhar como Mess Attendant (Atendente do Refeitório da Tripulação).

Deck4

Fundada em 2021, em Santos, a Deck4 é a maior plataforma de educação profissional a distância para formação de tripulantes de navios do p

laneta. Com uma metodologia que já formou mais de 35 mil pessoas no país, oferece formação profissional por meio de cursos on-line, ministrados pelos mais importantes profissionais da indústria hoteleira marítima no mundo.

Na plataforma da Deck4, os alunos assistem mais de 600 de aulas, divididas em cursos específicos, como Primeiros Passos do Tripulante, Formação Profissional do Tripulante, Saúde do Tripulante, Restaurante, Governança, Cozinha, Bar, Protocolos Sanitários para a Covid-19, Introdução aos Métodos de Segurança, Duty Free, Fotografia, Entretenimento, Guest Relations e outros.

Além disso, os alunos têm direito a um pacote completo de aulas de inglês (módulos Básico, Intermediário e Avançado). Os cursos são ministrados por profissionais experientes no ensino linguístico e que possuem muitas vivências a bordo de navios de cruzeiros. Justamente por esse motivo todo conteúdo foi desenvolvido pensando na necessidade do aluno em aprender o que ele, de fato, precisará para ser aprovado numa entrevista de emprego com a agência recrutadora ou armadora e nos seus primeiros meses a bordo.

Além dos cursos de inglês, a plataforma oferece um módulo de Italiano Básico, considerando a grande oferta de vagas para tripulantes brasileiros oferecida pelas armadoras italianas que realizam longas temporadas no Brasil durante todo o verão há muitos anos. Todo material didático está incluso no curso, bem como acesso a conteúdos extras, orientação de carreira e acompanhamento durante o processo de recrutamento para o trabalho a bordo. Os alunos que concluírem o curso recebem um certificado assinado pela Deck4.

Entre as vantagens de se trabalhar a bordo de um navio de cruzeiros, além de ganhar em dólar ou em euro, estão a experiência profissional internacional e a possibilidade de conhecer vários países, culturas e idiomas, tudo isso sem custo de moradia, deslocamento e refeições. A idade mínima exigida para o trabalho a bordo é de 18 anos. As contratações e os embarques acontecem o ano todo, porém, durante a temporada brasileira o número de contratações aumenta bastante porque as armadoras que fazem a temporada no Brasil são obrigadas pelo Governo Federal a contratarem 15% de profissionais brasileiros.

Projeto Jovens Tripulantes

O Jovens Tripulantes é um programa social idealizado pela Deck4 e já formou 1.250 jovens em quatro edições em todo o Brasil. Direcionado a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece oportunidades de qualificação profissional gratuita para futuros trabalhadores da indústria dos cruzeiros marítimos.

O projeto conta com as parcerias do Litoral Plaza Shopping, Crew Life, Fixe, WPL Digital, Elo Comunicação, Portal WorldCruises.com, Shelter Cursos (empresa responsável pelos treinamentos CBSN (Curso Básico de Segurança de Navio) e CFPN (Curso de Familiarização e Proteção de Navio) e Sampletrip (empresa homologada pelas mais importantes companhias marítimas do mundo para a realização dos exames médicos admissionais dos tripulantes brasileiros antes do embarque). O programa, que acontece uma vez por ano, ainda não previsão de lançamento para 2024.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui