O Ville Vie Odyssey deve entrar em operação no próximo dia 20. De acordo com o diretor executivo e fundador da Villa Vie Residences Mike Petterson, o navio está praticamente pronto para navegar.
Inicialmente marcada para o dia 15 de maio, a viagem inaugural da embarcação foi cancelada por conta de problemas técnicos, disse o executivo.
Antes parte da frota da Fred. Olsen Cruise Lines, o Odyssey tem capacidade para cerca de 950 passageirs e não operava desde o começo de 2020.
“O navio precisou ser totalmente re-certificado pela nossa agência de classificação. Isso significa que qualquer equipamento a bordo, de lâmpadas ao maquinário, precisou ser testado para garantir seu funcionamento,” disse Petterson.
O processo foi realizado no estaleiro Harland & Wolff, onde o antigo Braemar atualmente se encontra. Em doca-seca, o navio também passou por revitalização de interiores, além de atualização de aspectos técnicos.
Ainda que o trabalho tenha sido concluído como previsto, um problema com os lemes da embarcação atrasou a viagem inaugural.
As varas do leme, que tem ais de 30 anos, precisaram ser trocadas por não terem mais a grossura necessária para a operação.
“Elas tinham originalmente 300 milímetros de diâmetro, mas estão agora com apenas 283 milímetros”, explicou o empresário.
Assim, foi preciso trocar as peças, que foram encomendadas a um fabricante na Dinamarca e estão agora sendo preparadas para instalação.
Cruzeiro residencial
Adquirido pela companhia no final de 2023, o Odyssey irá oferecer um produto único que permitirá aos passageiros viver a bordo.
Após deixar a Irlanda do Norte, o navio irá oferecer um cruzeiro de volta ao mundo contínuo. O itinerário do primeiros três anos e meio já foi definido e tem, inclusive, passagem pelo Brasil.
Para morar na embarcação, os hóspedes da Villa Vie Residences podem escolher entre uma série de opções que incluem a aquisição definitiva de cabines, além do aluguel de acomodações ou a reserva tradicional.
Para ver mais detalhes do conceito, além de maiores informações sobre o roteiro do navio e suas paradas em destinos brasileiros, cliquei aqui ou no link a seguir.
Companhia adquire navio para cruzeiros residenciais que darão voltas ao mundo regulares
Além do Odyssey, um único navio oferece cruzeiros residenciais na atualidade. Com um modelo de negócio diferente, o The World entrou em operação em 2002 e funciona como uma espécie de condomínio flutuante.
A embarcação tem capacidade para cerca de 500 passageiros, além de apartamentos completos com área de convivência, cozinha e até três quartos.
Diferentemente do Odyssey, o The World é administrado por seus próprios moradores, que inicialmente adquiriram seus apartamentos quando o projeto foi lançado ainda no final dos anos 1990.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Villa Vie Residences