O Grupo MSC, conglomerado de logística e transporte de contêineres anunciou hoje que enviou uma delegação às Bahamas. Composta por membros de sua equipe de gerenciamento sênior dos EUA, assim como a liderança de seu braço filantrópico, a MSC Foundation, a missão da empresa, que também controla a MSC Crociere, está a caminho de Nassau, a capital do país.
O objetivo da delegação é identificar, em primeira mão e por meio do envolvimento com autoridades locais, líderes da comunidade e organizações-chave de auxílio e recuperação, as necessidades mais oportunas e urgentes. Como o Grupo também pode apoiar ações imediatas e de longo prazo, a missão também visa financiar as necessidades da população e das empresas locais, à medida que elas buscam se reconstruir após o furacão Dorian.
Gianluigi Aponte, Presidente Executivo e Fundador do Grupo MSC, disse: “É muito triste ver o impacto e a devastação que o furacão Dorian provocou nas Bahamas e em sua população. Os pensamentos e orações de toda a minha família estão com o povo da Bahamas e seus familiares e entes queridos”.
O Grupo MSC já anunciou o seu apoio total ao Primeiro Ministro das Bahamas, Hubert Alexander Minnis. Enquanto isso, conversas preliminares tiveram início sobre como o Grupo e todos os seus negócios – desde o de transporte de cargas até o de cruzeiros marítimos, bem como sua Fundação – podem apoiar, coordenar e possuir aspectos logísticos chave para esforços de ajuda imediata e de longo prazo, bem como seu financiamento.
Moradias populares
Nesta fase inicial, além de fornecer e entregar bens de primeira necessidade, os esforços do Grupo MSC se concentrarão em moradias modulares pré-fabricadas semipermanentes para a população das áreas mais afetadas pelo furacão, bem como na disponibilização de navios para serviços de transporte de carga de emergência dos EUA para os terminais de contêineres Freeport e Marsh Harbour, nas Ilhas Ábaco.
O Grupo MSC, por meio da MSC Mediterranean Shipping Company, está presente na região há 20 anos. É o principal operador de importação e exportação de carga nas Bahamas. Sua sede local está localizada em Freeport, na Grand Bahama. A operação envolverá vários polos da MSC na região, nos EUA, no Caribe, entre outros.
MSC Ocean Cay não é afetada
Ainda em construção, a ilha da MSC Crociere nas Bahamas não foi gravemente afetada pelo Dorian. De acordo com a companhia, o dano a sua propriedade foi apenas pontual e não deve alterar a data de inauguração. A primeira escala do empreendimento está marcada para novembro.
A Ocean Cay se localiza mais ao sul das Bahamas, distante da região Norte, onde o olho do furacão passou.
Texto (©) Copyright MSC (adaptado) e Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC