O antigo Song of America foi varado para desmanche em Alang, na Índia, no último final de semana. Construído nos anos 1980, o navio havia sido originalmente construído para a Royal Caribbean International e mais recentemente vinha operando para a Celestyal Cruises.

Antes de ser substituído por um navio maior e mais moderno em 2024, a embarcação navegando pela companhia desde 2015, realizando mini-cruzeiros pela Grécia e Turquia como Celestyal Olympia.

Agora, será desmontado pelos sucateiros locais, com seus materiais, acabamentos e mobílias sendo removidos para revenda e/ou reciclagem.

O processo levará cerca de um ano para ser completado e marca o fim da trajetória do navio, que teve mais de quatro décadas de duração.

Comissionado em 1982, o ex-Song of America foi o quarto navio construído para a Royal Caribbean International. Considerado um mega navio em sua época, tinha capacidade para quase 2 mil passageiros, além de cerca de 40 mil toneladas.

Song of America
Song of America em postal da Royal Caribbean

Após mais de 15 anos navegando para a companhia norte-americana, foi vendido para um operador inglês em 1995. Como Sunbird, realizou cruzeiros pela Europa até o começo dos anos 2000, quando voltou a ser negociado, dessa vez sendo adquirido pela cipriota Louis Cruises.

A companhia, no entanto, não passou a operar o navio imediatamente, optando por fretá-lo a outra empresa britânica, a Thomson Cruises.

Após cerca de dez anos navegando como Thomson Destiny, o antigo Song of America foi incorporado à frota da Louis em 2012, passando a realizar mini-cruzeiros na Grécia e Turquia como Louis Olympia.

Celestyal Olympia durante seus mini-cruzeiros pela Grécia e Turquia

Com a mudança de nome da companhia em 2014, ganhou o Celestyal Olympia no ano seguinte, seguindo no Mediterrâneo Oriental até o final de 2023.

No ano passado, acabou sendo vendido para um novo proprietário após ser substituído pelo novo Celestyal Discovery. Renomeado Bella Fortuna, permaneceu atracado na Turquia e nos Emirados Árabes antes de realizar sua última viagem rumo aos sucateiros de Alang.

O navio chegou a receber a equipe do Portal World Cruises no passado, sendo destaque em uma edição da série “Navios por Dentro” em 2015. Clique aqui para ver.

Mais antigo navio projetado para a Royal Caribbean

Até ser aposentado em 2024, o Celestyal Olympia era o mais antigo navio projetado para a Royal Caribbean International ainda na ativa.

Com sua venda para desmanche, o título para a ser do antigo Empress of the Seas, que atualmente opera para a Cordelia Cruises. Construído em 1990, o navio foi adquirido pela companhia indiana em 2020 e atualmente realiza cruzeiros partindo de Mumbai e outros portos locais.

Antigo Majesty of the Seas segue atracado na Grécia após venda em 2020

Outro navio histórico da frota da Royal Caribbean que segue operacional é o antigo Majesty of the Seas, que entrou em operação em 1993.

A embarcação é a única sobrevivente do trio de navios da classe Sovereign, que também incluía o Sovereign of the Seas e o Monarch of the Seas. Seu futuro, no entanto, não é promissor.

Após ser vendido pela Royal Caribbean no final de 2020, o navio foi desativado em um porto na Grécia, onde segue atracado há mais de cinco anos. Ainda que o navio esteja disponível para venda, não há perspectiva de uma retomada de operações.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Eren Topcu, Royal Caribbean e Rui Minas