Após deixar a frota da Royal Caribbean International no fim de 2020, o antigo Empress of the Seas completa, em breve, dois anos navegando na Índia.
Popular no Brasil por sua passagem pela Pullmantur Cruceros, o navio é agora operado pela Cordelia Cruises e vem cruzeiros voltados ao público indiano desde setembro de 2021.
Suas operações incluem itinerários partindo de portos locais como Mumbai, Chennai, Goa e Kochi. Além de destinos na própria Índia, os cruzeiros incluem paradas em países vizinhos como o Sri Lanka, que tem três portos na programação do Empress: Hambantota, Jaffna e Trincomalee.
Em junho do próximo ano, o navio ainda deve estrear no Oriente Médio, realizando cruzeiros para os Emirados Árabes Unidos, Oman e Bahrein.
Sobrevivente
Apesar de não estar navegando pela Pullmantur quando a marca encerrou operações em 2020, o Empress é hoje um dos poucos sobreviventes da frota da antiga companhia de cruzeiros espanhola.
Todos os navios que operavam para a empresa no momento de sua falência acabaram sendo vendidos para sucateiros, incluindo o Horizon. A embarcação foi a última a ser encalhada para desmanche, no ano passado.
O antigo Zenith, que havia sido vendido no começo de 2020, também foi sucateado no ano passado.
Antes, Monarch e Sovereign já haviam sido varados para demolição, ainda na metade de 2020.
O Empress, por outro lado, havia deixado a frota da Pullmantur em 2016, retornando á Royal Caribbean International. Na ocasião, a companhia – que havia construído o navio nos anos 1990 e controlava a marca espanhola – havia decidido usá-lo em novos itinerários para Cuba.
Mesmo com o fechamento dos portos cubanos para cruzeiros, em 2019, o Empress of the Seas permaneceu na frota da companhia norte-americana até o começo da pandemia de COVID-19.
No fim de 2020, no entanto, foi vendido junto ao antigo Majesty of the Seas, seguindo para a Índia.
Outro sobrevivente da antiga frota da Pullmantur Cruceros é o Blue Sapphire. Hoje operado por uma companhia de cruzeiros turca, o navio operou para a marca espanhola entre 2004 e 2011, primeiro como Holiday Dream e depois como Bleu de France.
Confira nosso especial sobre o aniversário de 30 anos do antigo Empress of the Seas e sua história:
Com futuro ameaçado, Empress of the Seas completa 30 anos em operação
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Cordelia Cruises