Empress parte do Brasil pela última vez com esse nome em fevereiro |
Conforme adiantado por nós há algumas semanas, o Empress irá deixar a frota da Pullmantur nos próximos meses. O destino, entretanto, é diferente do que havíamos previsto; o navio retornará à frota da Royal Caribbean, companhia que o inaugurou em 1990. Em comunicado ao mercado espanhol, a Pullmantur confirmou que o navio fará seus últimos cruzeiros pela marca em fevereiro.
Após quase dez anos navegando para a Pullmantur, o Empress retornará para a frota da Royal Caribbean International em 2016. Prestes a iniciar sua travessia para o Brasil, o navio irá realizar cruzeiros na América do Sul até fevereiro, quando deixa a região e segue para estaleiro, onde será adaptado para seu retorno à Royal Caribbean.
Não está claro qual será sua função na frota da companhia que o construiu. Uma fonte, no entanto, nos conta que o navio poderia ser utilizado para roteiros em Cuba, em operação semelhante à realizada pela Carnival com sua marca Fathom. O navio provavelmente voltará a ostentar seu antigo nome, Empress of the Seas.
Apesar da confirmação da transferência e da consequente diminuição da temporada brasileira, que originalmente terminaria em maio, a Pullmantur também não informou como irá prosseguir com os passageiros que tinham pacotes já adquiridos nos cruzeiros que serão cancelados. Contatada, a assessoria de imprensa da Pullmantur no Brasil informou que ainda não tem informação da companhia neste sentido.
Empress of the Seas pouco antes de deixar a frota da Royal, em 2007 |
A empresa anunciou, no entanto, que o Empress será substituído pelo Monarch na Europa a partir de 2016. O gêmeo do Sovereign só havia operado no Caribe desde que entrou em operação pela Royal Caribbean em 2013, e agora irá realizar os roteiros pelo Norte da Europa que até então eram realizados pelo Empress.
Entregue em 1990 pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, o Empress é um navio considerado pequeno para os padrões atuais. Com cerca de 48,500 toneladas, tem capacidade para receber até 2,020 passageiros. Opera pela Pullmantur desde 2008, quando foi transferido da frota da própria Royal Caribbean International.
Após uma breve temporada no Caribe no começo de 2008, partiu para a Europa onde realizou roteiros pelo Mediterrâneo, pelo norte e também pelo litoral atlântico do continente. Desde a temporada 2008/2009 era presença regular no Brasil durante as temporadas de inverno europeu, operando, à princípio, fretado pela CVC e depois pela própria Pullmantur.
ATUALIZAÇÃO: Na segunda-feira, dia 26 de outubro, a Pullmantur divulgou um comunicado para os agentes de viagem brasileiros com mais informações sobre os roteiros cancelados e os passageiros que tiveram suas viagens afetadas. Mais informações neste link.
Lendo o artigo, parece que não vai causar nenhum transtorno, nenhuma frustração, e até mesmo, prejuízo financeiro, as pessoas que já haviam comprado seus cruzeiros nele.
E quem ja comprou o cruzeiro para alem de fevereiro? E quem ja comprou aereas com milhas e nao pode remarca o voo? Tao de parabens empresa escrota.
Abrir processo em 3,2,1…