Passau inundada.
MS Viktoria em 2009. 

Várias companhias de cruzeiro fluvial estão sendo obrigadas a cancelar ou alterar itinerários devido à inundação sem prece- dentes no centro da Europa. Entre as companhias afetadas se encontram gigantes como a Viking River Cruises, a AmaWaterways, Avalon Waterways, Uniworld, Scenic Cruises e a Tauck.

As fortes chuvas nos últimos dias levaram os rios da região central da Europa a atingir os mais latos níveis de águas já registrados, o que causou uma série de inundações. Em países como Alemanha, República Tcheca, Áustria, Suíça e Polônia ocorreram mortes, e os destinos turísticos tiveram de ser “desativados”. Passau e Praga – dois dos maiores portos para navios fluviais na Europa – foram especialmente afetados.

Angela Merkel, chanceler alemã visita cidades da região

Seguida por dezenas de jornalistas, Merkel elogiou a boa cooperação entre os serviços de assistência às vítimas das inundações e anunciou a disposição de Berlim em liberar imediatamente, sem obstáculos burocráticos, um montante de 100 milhões de euros para as cidades mais atingidas.

As enchentes não deixaram vítimas fatais, mas provocaram grandes danos materiais como destruição de moradias e produções agrícolas. Os prejuízos ainda não foram calculados.

“O mais urgente é que as ajudas cheguem rapidamente às pessoas”, afirmou a chanceler alemã, calculando que a recuperação das áreas atingidas deve demorar várias semanas.

Depois de Passau, Angela Merkel tinha visita agendada a outras cidades que sofrem com as chuvas torrenciais como Pirna em Saxe e Greiz, no leste do país.

Texto (©) Copyright Cruise Critic e FTI.
Imagens (©) Copyright APF, Rui Agostinho e Reuters. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *