Passau inundada. |
MS Viktoria em 2009. |
Várias companhias de cruzeiro fluvial estão sendo obrigadas a cancelar ou alterar itinerários devido à inundação sem prece- dentes no centro da Europa. Entre as companhias afetadas se encontram gigantes como a Viking River Cruises, a AmaWaterways, Avalon Waterways, Uniworld, Scenic Cruises e a Tauck.
As fortes chuvas nos últimos dias levaram os rios da região central da Europa a atingir os mais latos níveis de águas já registrados, o que causou uma série de inundações. Em países como Alemanha, República Tcheca, Áustria, Suíça e Polônia ocorreram mortes, e os destinos turísticos tiveram de ser “desativados”. Passau e Praga – dois dos maiores portos para navios fluviais na Europa – foram especialmente afetados.
Angela Merkel, chanceler alemã visita cidades da região
As enchentes não deixaram vítimas fatais, mas provocaram grandes danos materiais como destruição de moradias e produções agrícolas. Os prejuízos ainda não foram calculados.
“O mais urgente é que as ajudas cheguem rapidamente às pessoas”, afirmou a chanceler alemã, calculando que a recuperação das áreas atingidas deve demorar várias semanas.