A AmaWaterways, uma das maiores companhias de cruzeiro fluvial do mundo, está atenta a comunidade dos destinos em que visita. Na Ásia, um dos locais visitados pelos passageiros é o Camboja, onde a empresa patrocina uma escola local que atende mais de 600 crianças.
“Era meu primeiro cruzeiro no rio Mekong e o encontro com as crianças do Camboja ainda está muito nítido para mim. Foi impressionante ver a alegria daquelas crianças mesmo tendo o que para nós, ocidentais, parece tão pouco. Ainda assim elas mostravam alegria em brincar, cantar e dançar juntas”, conta Kristin Karst, Vice Presidente executiva e co-proprietária da AmaWaterways. Kristin fundou, em 2002, junto com Rudi Schreiner, seu marido e Jimmy Murphy, empresário de turismo, a empresa de cruzeiros fluviais.
A AmaWaterways patrocina a escola em questão, que fica na cidade cambojana de Siem Reap, desde 2011. Em parceria com a ODA Free Village English School, o estabelecimento de ensino tem hoje mais de 600 crianças matriculadas. O apoio financeiro para a escola traz a possibilidade de ensinar inglês para crianças e ajuda a melhorar suas vidas, as ajudando em oportunidades futuras de emprego
Rodeada pelos famosos templos de Angkor, a área de Siem Reap está exclusivamente ligada à cultura Khmer e depende principalmente do turismo. Os visitantes do AmaWaterways que visitam o Parque Arqueológico de Angkor como parte do seu itinerário de 16 dias “Vietnã, Camboja e as riquezas do Mekong” têm a oportunidade de visitar a escola durante a sua excursão ao templo Banteay Srei, nas proximidades.
No Brasil, a AmaWaterways é representada pela Velle.