A Royal Caribbean International não realizará cruzeiros a partir do porto italiano de Veneza em 2021. A companhia norte-americana está avisando passageiros que tem reserva em cruzeiros que partiam da cidade sobre mudança de porto de embarque.
Todas os itinerários que partiriam de Veneza, no próximo ano, agora serão iniciados no porto de Ravenna, cerca de 150 km ao sul da Serenissima.
Em 2021, a Royal Caribbean iria basear o Rhapsody of the Seas na capital do Vêneto por cerca de 7 meses. Assim como em anos anteriores, o navio da classe Vision realizaria temporada completa partindo de Veneza, em roteiros que visitam às Ilhas Gregas, a Croácia e Montenegro.
No comunicado enviado aos passageiros, a companhia afirmou que a mudança está relacionada à preocupação com o futuro do mercado de cruzeiros em Veneza. Por anos, a cidade tem adotado postura contrária aos navios, chegando a proibir navios de grande porte de atracar em seus terminais.
No ano passado, um acidente com o MSC Opera reacendeu o debate sobre a limitação de cruzeiros no porto. Fora de controle, a embarcação da MSC atingiu outro navio de cruzeiro e o cais, contribuindo para a noção de que os cruzeiros colocam em risco o patrimônio histórico da cidade.
Além dos cancelamentos diretamente relacionados ao ocorrido, o acidente levou a formação de um grupo de estudos. Os profissionais, no entanto, não tomaram nenhuma decisão significativa.
Cruzeiros não foram banidos de Veneza; cidade busca alternativas
Impacto e transfers gratuitos
“Entendemos quanto esforço e tempo são gastos no planejamento de uma viagem, então tomamos a decisão para garantir que o seu futuro cruzeiro tenha o mínimo de impacto de último minuto”, disse a Royal Caribbean no comunicado aos passageiros do Rhapsody.
Para os passageiros que já tem reserva, a companhia oferecerá transporte coletivo gratuito entre o aeroporto Marco Polo e Ravenna. Além disso, disponibilizará transfers privativos a preços padrão para quem optar por seguir ao porto de forma individual.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella