Há 3 anos, Sovereign encerrava última temporada brasileira

0
Sovereign partiu do Porto de Santos pela última vez no começo de março de 2020

Há cerca de três anos, o Sovereign se despedia em definitivo do Brasil. Também conhecido por aqui como Soberano, o navio da Pullmantur Cruceros partiu do Porto de Santos em travessia no começo de março de 2020. 

Já sob a ameaça da pandemia de COVID-19, a embarcação foi uma das últimas a conseguir cruzar o Atlântico com passageiros a bordo.

A viagem, que deveria preceder a temporada de verão da embarcação no Mediterrâneo, tinha como destino final Barcelona, na Espanha. As restrições da emergência sanitária, no entanto, mudaram completamente os planos.

Sem conseguir aportar na maior parte dos destinos previstos em itinerário, o Sovereign se viu obrigado a encerrar o cruzeiro em outro porto espanhol: Cádiz. 

Após desembarcar seus passageiros, o navio acabou tendo sua temporada de verão no Mediterrâneo cancelada e, assim como toda a frota mundial, entrou em parada operacional. 

Recuperação judicial e retorno abortado

Sovereign
Navio viu o tempo mudar durante a pandemia de COVID-19

Alguns meses depois, em junho de 2020, o navio viu a Pullmantur Cruceros entrar em recuperação judicial

Em comunicado, a empresa afirmou que foi, justamente, o impacto sem precedentes da pandemia de COVID-19 que levou à decisão.

“Apesar do grande progresso feito para atingir uma reviravolta em 2019 e a melhor dedicação de nossos funcionários, os obstáculos causados pela pandemia são muito grandes para a Pullmantur enfrentar sem uma reorganização”, disse o conselho de diretores da companhia. 

Na mesma época, o Sovereign acabou tendo também sua próxima temporada brasileira cancelada. Em parceria com a CVC, o navio tinha retorno ao país previsto para a estação 2020/2021.

Embarcando passageiros em Santos e no Rio de Janeiro, deveria ter realizado mini-cruzeiros de três e quatro noites para Balneário Camboriú ou Búzios durante toda a temporada. 

Desmanche 

Encalhados lado a lado, Monarch e Sovereign chegam ao fim de suas carreiras

Com a Pullmantur em recuperação judicial, o Sovereign partiu da Espanha ainda em junho. Após três meses desativado no país, acabou sendo vendido para um estaleiro de desmanche turco. 

Após visitar Itália e Malta, onde supostamente teve itens de valor removidos, o antigo navio chegou a Aliaga já em julho. 

Junto a seu gêmeo, o Monarch, foi encalhado para desmanche no dia 23 daquele mês, desaparecendo por completo até o fim de 2020. 

Construído no final da década de 80, o Sovereign havia estreado pela Pullmantur Cruceros em 2013. Com capacidade para cerca de 3 mil passageiros, a embarcação também navegou pela Royal Caribbean International como Sovereign of the Seas. 

Sem navios e sem conseguir viabilizar um retorno operacional, a Pullmantur acabou entrando em processo de liquidação ainda em 2021. Dois anos depois, no começo de 2023, a antiga empresa da marca foi disponibilizada em leilão

Pullmantur entra em fase de liquidação e não voltará a operar cruzeiros

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui