Como o surto de Covid-19 causado nos últimos meses pela variante Ômicron continua a diminuir significativamente. Muitos navios de cruzeiros relatam zero casos de Covid nas últimas semanas, várias companhias decidiram relaxar e ajustar algumas das medidas de segurança a bordo.
A Royal Caribbean e a Norwegian Cruise Line anunciaram mudança em sua política de máscaras a bordo para os hóspedes, permitindo que passageiros totalmente vacinados fiquem sem máscaras na maioria das áreas públicas. As empresas solicitarão aos hóspedes que as utilizem em algumas áreas internas específicas, como cassinos, teatros e bares, ou em portos onde as leis locais exigem.
Algumas companhias também estão relaxando as restrições para os seus tripulantes. A política de utilização das máscaras para os membros da tripulação ainda não foi alterada, no entanto, eles podem novamente desembarcar na maioria dos portos do Caribe com uma excursão em terra organizada, licença em terra nas ilhas particulares ou movimento restrito nos terminais portuários, dependendo do status atual dos navios de cruzeiros e autoridades locais. Algumas companhias também reduziram significativamente a duração da quarentena a bordo para a nova tripulação.
Aqui estão às atualizações mais recentes recebidas por tripulantes que estão a bordo nesse momento sobre desembarques da tripulação e a política de quarentena para novos membros da tripulação:
Grupo Royal Caribbean
De acordo com o último anúncio da Royal Caribbean dirigido à tripulação, a quarentena para tripulantes foi reduzida para 3 dias e não mais 7 dias, desde o dia 12 de fevereiro.
Outro membro da tripulação da Royal Caribbean International disse que a tripulação tem permissão para sair em Coco Cay e a empresa mais uma vez permitirá excursões em terra firme. A Royal Caribbean International também está revertendo o programa de fluxo livre nos portos de origem dos EUA para tripulantes. Inicialmente 100 tripulantes receberam a licença para descer em terra, na primeira semana, e esse número deve aumentar gradualmente.
Virgin Voyages
A Virgin Voyages também reduziu a quarentena a bordo para novos tripulantes para 3 dias. A tripulação da Virgin pode desembarcar no clube de praia privado da companhia em Bimini, Bahamas.
MSC Crociere
Os tripulantes da companhia italiana passam 7 dias em quarentena antes de iniciar as tarefas regulares a bordo. A MSC não reduziu o período de quarentena a bordo, mas permitiu a saída em terra para a tripulação em Ocean Cay – MSC Marine Reserve. Por enquanto, a ilha privativa da MSC é a única opção de saída em terra para a tripulação.
Um membro da tripulação a bordo do MSC Seashore disse que nas últimas duas semanas nenhum dos tripulantes testou positivo para COVID-19. Os navios que estão no Brasil, aguardando a retomada da temporada, não registram casos há semanas.
Carnival
A Carnival reduziu a quarentena a bordo para novos tripulantes há cerca de um mês. A tripulação totalmente vacinada entra em quarentena de 4 dias, enquanto o restante fica em quarentena de 10 dias, segundo um membro da tripulação.
NCL
A NCL não fez nenhuma alteração na política de quarentena de 7 dias para novos tripulantes. No entanto, com zero casos de covid relatados em vários navios, a companhia está mais uma vez permitindo a saída em terra para a tripulação.
“Este é o nosso segundo cruzeiro sem tripulantes positivos. Ontem eles testaram a tripulação e todos estão negativos. Então agora podemos descer em terra, apenas no terminal ou acompanhar uma excursão da empresa”, disse um tripulante da NCL.
A tripulação da NCL pode desembarcar na maioria dos portos do Caribe, exceto em Freeport e nos portos de origem dos EUA. Na Costa Maya, é possível descer apenas na área do Terminal. Em Nassau, Cozumel e Ocho Rios, os tripulantes podem descer sem restrições.
Viking
A política de quarentena para a tripulação da Viking Cruises permanece a mesma. Os novos tripulantes devem passar 7 dias em um hotel próximo ao porto, antes de embarcar no navio, e mais 5 dias de quarentena a bordo.
Texto (©) Copyright Fabrício Brito (adaptado de Crew Center) / Imagem (©) Copyright MSC/Divulgação