Costa Cruzeiros confirma retomada das operações no Brasil em 14 de março

0
Costa Diadema permanece no Brasil até meados de abril

A Costa Cruzeiros confirmou que irá retomar operações no Brasil ainda na temporada 2021/2022. De acordo com a companhia, os cruzeiros irão voltar a ocorrer seguindo “rigorosos protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades nacionais”.

No último dia 25, o Ministério da Saúde modificou as regras para operações de navios no país, atualizando exigências protocolares e parâmetros epidemiológicos. 

Assim, os embarques da Costa serão retomados a partir de 14 de março de 2022, começando com o temático Dançando a Bordo no Costa Diadema.

Após estrear no país nessa temporada, o Diadema permanecerá em águas brasileiras até 18 de abril, realizando viagens de três, quatro e sete noites. Em seguida, o navio deve realizar também a travessia Brasil – Itália.

Já o Costa Fascinosa não voltará a navegar no país nessa temporada e deve retornar à Europa em breve.

No total, a companhia realizará mais 35 dias de operação no litoral brasileiro em 2022. 

Com embarques em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí, os roteiros do Costa Diadema terão um novo itinerário. O navio visitará as cidades de Itajaí, Rio de Janeiro, Búzios e Ilhabela em substituição ao roteiro anterior que previa escalar em Salvador e Ilhéus.

“As mudanças realizadas no itinerário do Costa Diadema oferecem aos hóspedes mais oportunidades para conhecer em uma única viagem diferentes destinos no Sul e Sudeste brasileiro, incluindo um pernoite do navio em Búzios”, disse a companhia em comunicado à imprensa.

Reacomodação de passageiros do Costa Fascinosa

Costa Fascinosa não retomará embarques no Brasil

De acordo com a Costa, os clientes que tinham embarques programados no Costa Fascinosa em saídas a partir de 7 de março serão reacomodados automaticamente para o Costa Diadema.

A mudança ocorre “sem nenhum custo adicional”, diz a companhia, “considerando o embarque em data próxima ao cruzeiro original, duração similar e as mesmas categorias e cabines adquiridas”.

Os hóspedes com reserva na travessia Brasil-Itália do Costa Fascinosa também serão reacomodados para a viagem transatlântica do Costa Diadema.

“Lidamos com um cenário muito incerto nos últimos meses e por isso optamos por retomar nossas atividades apenas com o navio Costa Diadema, o maior navio da companhia a vir para a América do Sul em quase 74 anos de história”, afirma Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central.

Cancelamentos adicionais e alternativas

Diante dessas alterações, os embarques no Costa Diadema, saindo de Santos no dia 7 de março e de Salvador nos dias 10, 17, 24 e 31 de março de 2022 estão cancelados assim como os embarques em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí no navio Costa Fascinosa previstos entre 7 de março e 14 de abril de 2022.

A Costa ainda disse “lamentar os eventuais transtornos causados” e já estar em contato com as agências de viagens e os hóspedes do Costa Diadema e do Costa Fascinosa impactados por essas mudanças. 

Se não puder viajar na data remarcada, o hóspede poderá solicitar a conversão do valor pago pelo cruzeiro em uma carta de crédito, acrescenta a companhia. O voucher poderá ser usado até 31 de dezembro de 2023, para embarques até 30 de junho de 2024. 

Também será oferecida a alternativa de reembolso, sem aplicação de nenhuma penalidade, sendo apenas deduzida a comissão do agente de viagem.

O reembolso será realizado dentro do prazo definido pela Lei 14.046 de 2020, suas alterações e prorrogações, ou seja, com prazo de conclusão previsto para 31 de dezembro de 2023.

Enquanto isso, os passageiros que tiveram seus cruzeiros cancelados no período de suspensão da temporada 2021/2022 no Brasil, que vigorou entre 3 de janeiro e 5 de março, serão automaticamente em novos cruzeiros a serem realizados durante a próxima temporada na América do Sul.

A temporada 2022/2023 da Costa na região acontecerá de dezembro de 2022 a abril de 2023 e contará com três navios.

A remarcação considera o embarque em data próxima ao cruzeiro original, duração similar, o mesmo porto de embarque, itinerário e as mesmas categorias e cabines adquiridas na reserva da temporada 2021/2022 impactada pela suspensão.

Texto (©) Copyright Costa (adaptado) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui