20 de Abril de 2015: Splendour of the Seas se despede de Santos após 15 anos

2
Splendour of the Seas

Após cerca de quinze anos como presença quase frequente nas temporadas brasileiras, o Splendour of the Seas se despedia do Porto de Santos no dia 20 de Abril de 2015. 

Na ocasião, o navio da Royal Caribbean International partia do Porto de Santos cruzeiro transatlântico rumo a Espanha.

Encerrando uma temporada de quase cinco meses no país,  o navio iniciava também sua última travessia com este ano já que, pouco antes, havia sido vendido para a britânica Thomson Cruises. 

Trajetória no Brasil 

O Splendour of the Seas havia estreado no Brasil em 20 de dezembro de 2000, em operação que marcou também a chegada da Royal Caribbean International ao país. 

Construído em 1996, era inicialmente muito maior e mais moderno que o restante dos navios de cruzeiro que operavam no mercado brasileiro. Assim, marcou época no país, realizando cruzeiros entre o Prata e o Sudeste na temporada 2000/2001. 

Durante aquela temporada realizou 15 viagens na América do Sul, a maioria com partida de Santos, mas também algumas com embarque em Buenos Aires, e duração entre três e 12 noites.

Destaque para o cruzeiro de Carnaval, um dos mais longos de toda a temporada. Com 12 noites, a viagem realizou escalas em Búzios (com pernoite), Salvador, Porto Seguro, Ilhabela e Rio de Janeiro (com dupla pernoite). 

Já os roteiros ao Prata, não possuíam ida e volta ao Brasil; ou começavam em Santos, ou terminavam nesta cidade; o outro extremo era Buenos Aires.

A Royal Caribbean oferecia o outro trecho da viagem, de ida ou volta por ar, em pacote que podia incluir ainda uma noite em hotel na capital argentina. O cruzeiro de sete noites e o voo custavam cerca de 1,000 dólares por pessoa em cabine interna.

Além de Porto Seguro, o Splendour ainda visitou outras cidades que sumiram da programação atual como São Luís do Maranhão, que foi parte de um posicional Miami – Santos, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Todos os roteiros com destino ao Prata passavam pela capital de Santa Catarina, em uma escala de 9 horas.

Após realizar operação similar em 2001/2002, permaneceu ausente por cerca de cinco anos, retornando apenas na temporada 2007/2008. 

Em seguida, realizou outras sete estações de verão no Brasil, sempre realizando embarques em Santos. Os itinerários visitavam a Argentina e o Uruguai, além do próprio litoral brasileiro. 

A última temporada e a partida definitiva 

Durante a temporada 2014/2015, o Splendour realizou um total de 24 roteiros destinados ao mercado nacional.

Além de viagens curtas, com duração variando entre três e cinco noites, a embarcação realizou cruzeiros de sete noites para o Prata.  Os itinerários incluíram paradas em Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este.

Ao partir no dia 20 de Abril de 2015, o Splendour of the Seas havia encerrado um mini-cruzeiro de 3 noites com escala em Búzios.

Durante o dia, havia desembarcado mais de 2.000 passageiros – sua capacidade máxima, embarcando mais de 1,800 para a travessia atlântica com paradas em Brasil e Espanha. 

A viagem teve como destino o Porto de Barcelona e também incluiu escalas no Rio de Janeiro e Salvador. Antes de chegar ao porto final, o Splendour ainda passou também por Santa Cruz de Tenerife e Málaga.

Para marcar a ocasião, o Portal WorldCruises.com organizou, junto ao grupo Cruzeiros: Nós Amamos e Queremos Mais! uma despedida no Deck do Pescador, em Santos. O evento em homenagem ao navio juntou dezenas de ex passageiros e fãs do navio, que deixou a cidade a cidade por volta das 18h – quando é visto nas fotos.

Os capítulos seguintes

Após uma temporada de verão no Mediterrâneo, o Splendour of the Seas ainda realizou uma última temporada pela Royal Caribbean International antes de ser transferido para seus novos operadores. 

Vendido para a então Thomson Cruises ainda em 2015, o navio se despediu de seu proprietário original em Abril do ano seguinte após finalizar uma temporada pelos Emirados Árabes. 

Inicialmente batizado TUI Discovery, passou a oferecer cruzeiros voltados ao mercado britânico, com itinerários pelo Caribe e Mediterrâneo. Com a reformulação da Thomson Cruises em 2017, passou a se chamar Marella Discovery, mas seguiu realizando operação semelhante. 

Após mais de um ano sem receber passageiros por conta da COVID-18, voltou a operar em setembro de 2021, oferecendo cruzeiros pelas Ilhas Gregas.

Após seguir navegando no Mediterrâneo e no Caribe Sul em 2022, o antigo Splendour deve retornar aos Estados Unidos em 2023, com um novo roteiro partindo de Port Canaveral, na Flórida. 

A partir de maio daquele ano, faz cruzeiros de sete noites para outros destinos na Flórida, além de Nova Iorque, Carolina do Sul e Caribe. 

No Brasil, a Royal Caribbean ainda realizou mais uma temporada local antes de se despedir do mercado nacional.

Substituindo o Splendour, o Rhapsody of the Seas estreou no país no final de 2015, realizando roteiros de cabotagem e também cruzeiros mais longos para o Prata e até mesmo a Patagônia

Compartilhar

2 Comentários

  1. Parabéns pelo conteúdo! Um texto com alma. E isto faz toda a diferença!
    Reportagem mostrando o que é a essência de uma viagem. O verdadeiro viajante cria uma sombiose com o meio de transporte para viver um sonho, que não pertence ao mundo material mas pode ser concretizado na experiência vivida.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui