Dois dos três navio da frota da Pullmantur Cruceros estão na região de Aliaga, na Turquia. Fora de serviço desde março, Monarch e Sovereign parecem fadados à demolição na cidade, que é famosa por seus estaleiros de desmanche.
Apesar de ter afirmado anteriormente que deixaria os navios desarmados até uma eventual retomada de operações, a Royal Caribbean Cruises admitiu em entrevista à Cruise Industry News, que trabalha agora para vendê-los. Uma das acionistas da Pullmantur, a empresa é proprietária das embarcações, que eram operados pela marca espanhola em sistema de leasing.
Pouco antes de entrar em recuperação judicial e suspender operações até novembro, a Pullmantur devolveu os navios para a Royal Caribbean. Com participação em sete marcas diferentes, a empresa é a segunda maior no mercado de cruzeiros à nível mundial.
Monarch e Sovereign na Turquia
Primeiro a chegar na Turquia, o Monarch se encontra fundeado em frente à Aliaga desde o último dia 14. Enquanto isso, o Sovereign segue para a cidade neste momento, após alguns dias atracado na ilha de Malta.
Via AIS, informa ter Aliaga como destino, e viaja em velocidade bastante reduzida ao sul da ilha grega de Lesbos. A embarcação está bem próxima do Celebrity Constellation, que está praticamente parado no local, e também é parte do grupo Royal Caribbean.
Os dois navios parecem estar realizando algum tipo de operação conjunta, como troca de tripulantes.
Próxima à costa da Turquia, a ilha de Lesbos fica a algumas horas de Aliaga por via marítima. O Sovereign não informou previsão de chegada na cidade, mas não deve tardar a se juntar a seu gêmeo Monarch.
Horizon parte da Grécia
O terceiro navio da antiga frota da Pullmantur é o Horizon, que se encontrava nos Emirados Árabes antes da parada dos cruzeiros. Desde março, o navio viajou para a Índia e para a Europa, onde chegou há algumas semanas.
Desde o dia 7, encontrava-se atracado em Piraeus, porto que serve Atenas, a capital da Grécia. Na tarde desta segunda-feira (20/7), voltou a navegar, no que pode ser apenas uma operação de rotina.
Apesar de seguir rumo a Sul, a cerca de 8 nós, o navio informa o próprio porto de Piraeus como destino. A chegada está prevista para o dia 23 de Julho.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Rui Minas
É de cortar o coração, foram duas viagens inesquecíveis a bordo do Monarch, pena que chegou a isso
Verdade eu tbm fiz duas lindas viagens nesse abençoados navios Soberanos eu mesma estou de coração partidos saber que não vamos mais ter eles prá fazer novamente a minhas viagens 😭
Eu havia comprado um cruzeiro pelo sovereign de Barcelona a Recife em 20 de novembro deste ano. O que vai acontecer?. Eu já viajei outras vezes pelo monarch
A Pullmantur cancelou todos os cruzeiros até 15 de Novembro. Após essa data, teoricamente, as viagens estão mantidas. É preciso esperar novo anúncio para ter certeza do que será feito. É possível que outro navio passe a operar as rotas previstas para a companhia, mas a hipótese mais provável é mesmo de cancelamento. Se for esse o caso, a Pullmantur oferecerá a possibilidade de remarcação do cruzeiro, não só no com ela mesma, mas também com a Royal Caribbean e Celebrity, que são do mesmo grupo.
De qualquer forma, nossa sugestão é que você contate sua agência de viagens para ver se já há alguma posição oficial
porque os navios foram levados para serem desmontados??