Outros dois navios deixarão a frota da norte-americana Carnival Cruise Line nos próximos meses. Com as novas saídas, a companhia terá perdido um total de seis embarcações de sua frota desde o começo da pandemia.
Atualmente fora de serviço nas Bahamas, o Carnival Sensation e o Carnival Ecstasy deixarão de operar para a Carnival em 2022.
Com retomada antes marcada para março, o Sensation sequer voltará a operar para a companhia e deve ser desativado em definitivo já nas próximas semanas.
O Ecstasy, por outro lado, deixará a frota da companhia apenas em outubro. A embarcação volta a navegar no próximo mês e deve realizar cruzeiros a partir do Porto de Mobile, no Alabama, nos próximos meses.
Construídos no começo dos anos 1990, os navios são atualmente os mais antigos da frota e tem capacidade para cerca de 2 mil passageiros cada.
As saídas são parte de uma série de mudanças de planos anunciadas pela companhia nos últimos dias.
Entre as alterações, estão o retorno do Carnival Spirit aos Estados Unidos após cerca de dez anos na Austrália e o reposicionamento do próprio Carnival Ecstasy. Antes escalado para cruzeiros a partir de Jacksonville, na Flórida, o navio irá agora operar a partir do Alabama.
Pandemia adianta a saída de seis navios
Desde o começo da pandemia de COVID-19, a Carnival anunciou a saída de seis navios de sua frota.
Os primeiros a deixar a companhia foram o Carnival Fantasy e o Carnival Inspiration, em julho de 2020. Então entre os mais antigos da frota, os navios foram vendidos para como sucata e acabaram sendo desmotados na Turquia.
Pouco depois, o Carnival Inspiration e o Carnival Fascination também deram adeus à frota da companhia norte-americana. Enquanto o primeiro também seguiu diretamente para sucateiros turcos, o segundo segue aguardando seu destino.
Vendido para operadores asiáticos, o antigo Fascination foi renomeado Century Harmony e deveria começar uma nova fase de sua carreira na China.
Os planos, no entanto, parecem ter sido abortados e o navio seguiu para o Sudeste Asiático no final do ano passado. Ainda que rumores dissessem embarcação seguiria diretamente para a sucata, o Century Harmony segue fundeado no Sri Lanka até os dias atuais.
Já o futuro do Carnival Sensation e do Carnival Ecstasy deve ser revelado em breve.
Os seis navios eram parte da classe Fantasy e haviam entrado em operação entre 1990 e 1996.
Projetados com base no Celebration, no Holiday e no Jubilee, navios construídos pela Carnival nos anos 1980, os dois navios são parte da classe Fantasy. Até a venda, todos as unidades da classe, que conta com um total de 8 navios, ainda operavam pela Carnival.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Carnival Cruise Line