
Cristal operará no Caribe, em roteiros pela Ilha de Cuba.
![]() |
O Cristal, assim como o Orient Queen navegou para a Norwegian Cruise Line por várias temporadas. |
O Cristal, agora conhecido como Louis Cristal, um dos maiores e mais moder- nos na- vios da Louis, fará uma temporada em Cuba, começando em Dezembro de 2013. O país não costuma ser visitado por navios de cruzeiro devido ao embargo que os Estados Unidos impuseram a Ilha ainda na década de 60; como a maioria das companhias de cruzeiro é norte-americana, ou controlada por um grupo norte-americano, a escala de seus navios em portos da Ilha acaba sendo proibida.
Como o Cristal é de origem grega, e será fretado por um operador canadense, os roteiros na Ilha podem acontecer sem problemas. Os roteiros de sete noites que serão realizado entre Dezembro de 2013 e Março de 2014, terão embarque em Havana, e escalas também na Jamaica. O Cristal tem capacidade máxima de 1,409 passageiros, e 25,000 toneladas. Com essas características, teria sido também um bom navio para operar em Fernando de Noronha, para onde a Louis também confirmou o fretamento de outro de seus navios.
Orient Queen operará no Nordeste renomeado Louis Aura.
![]() |
Orient Queen/Louis Aura foi construído em 1968 e já operou no Brasil na temporada 2009/2010. |
A Louis também confirmou a vinda ao Brasil do Orient Queen, durante a convenção Cruise Shipping em Miami. A companhia confirmou também que o navio será renomeado Louis Aura antes da operação na América do Sul. Segundo executivos da empresa, o nome Aura evoca as tradições helênicas da empresa, e na mitologia grega representa o deus dos ventos.
Com o novo nome, o navio será fretado a BCR – Brazilian Cruise Representatives, que deverá ser a sucessora da CVC e Pullmantur nas rotas entre o Nordeste e Fernando de Noronha. Nós conseguimos mais informações sobre essa operação com Milton Sanches, patrono da BCR. Segundo pudemos apurar com outras fontes, a rota do navio deverá ser parecida com esta: Recife – João Pessoa (Porto de Cabedelo) – Natal – Noronha – Recife. Para mais sobre essa operação, clique aqui.
Cabedelo Daniel, JP não tem porto
Atualizei. Ainda estava esses dias vendo o porto de Cabedelo no livro aqui, e na hora me esqueci…
Soube que estao tentando incluir Fortaleza tambem, trocando por Joao Pessoa em alguns cruzeiros (Recife – Natal – Fortaleza – navegacao – Noronha – Noronha – Noronha – Recife). Deve ter tambem viagens mais curtas, com duracao de 5 dias apenas entre o Recife, Natal e Noronha, mas ficamos no aguardo de confirmacoes…
Esses navios da LCL são um lixo. E a meu ver, nada haver essas saídas da Paraíba. Fortaleza tem muito mais público.