Vendidos pela Holland America Line em julho, o Maasdam e o Veendam serão operados por uma nova companhia de cruzeiros grega. Renomeados, respectivamente, Aegean Myth e Aegean Majesty, os navios foram incorporados à frota da Seajets neste mês.
O destino dos navios foi revelado na semana passada, pelo Seatrade Cruise News. Na ocasião da venda, a Holland America havia apenas revelado que os navios haviam sido vendidos para o mesmo operador, sem dar detalhes de sua identidade.
Construído em 1993, o antigo Maasdam tem capacidade para cerca de 1,500 passageiros, além de 55,500 toneladas. Construído em 1996, o Veendam é um de seus gêmeos e conta com capacidade e dimensão similares.
Baseada na Grécia, a Seajets, não tem experiência no mercado de cruzeiros, mas já havia comprado o antigo Oceana. Vendido pela P&O Cruises no começo de julho, o navio foi recebido pela empresa grega pouco depois, ganhando o nome Queen of the Oceans.
A Seajets não informou quais são seus planos para os três navios de cruzeiro. Até as aquisições, a empresa atuava apenas no transporte de passageiros, com uma frota de 21 ferries de alta velocidade. As embarcações operam diversas linhas regulares entre destinos que incluem Mykonos, Santorini e Delos.
Rotterdam e Amsterdam vão para a Fred. Olsen
Como já noticiado, a outra dupla de navios vendida pela Holland America será operada pela Fred. Olsen Cruise Lines. Renomeados Bolette e Borealis, os navios substituirão o Black Watch e o Boudicca na frota da companhia inglesa.
No total, a Holland America Line perdeu cinco navios desde o ano passado. Além dos quatro navios vendidos em julho – como consequência direta da pandemia de COVID-19, a companhia norte-americana já havia vendido o Prinsendam em 2019.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella