Pouco mais de um ano após deixar a frota da Costa Crociere, o antigo Costa neoRomantica foi vendido novamente. Agora chamado Celestyal Experience, o navio não teve seus compradores revelados.
Construído em 1993, o ex-Romantica foi vendido para a cipriota Celestyal Cruises em julho de 2020. Na ocasião, a embarcação havia sido incluida em um plano da Carnival Corporation – conglomerado do qual a Costa é parte – para otimização de sua frota e oferta.
Após a transação, a Celestyal revelou seus planos para o navio, que incluíam colocá-lo em serviço já em 2021, oferecendo cruzeiros pelas Ilhas Gregas. Como Celestyal Experience, a embarcação entraria em operação em março, oferecendo três diferentes itinerários na região.
A pandemia e mudanças de estratégia, no entanto, foram responsáveis por novo planejamento. Enquanto seus cruzeiros foram realizados por um navio menor, o Celestyal Crystal, o Experience acabou imobilizado na Grécia.
Até a venda, confirmada no começo deste mês, o novo navio da Celestyal não havia recebido nenhum passageiro.
Comprador desconhecido
De acordo com a Celestyal Cruises, a operação de venda do Experience fez a empresa lucrar cerca de US$ 3,5 milhões.
Para justificar a decisão, a companhia citou os efeitos continuados da pandemia no setor de cruzeiros e a necessidade de aumentar sua própria liquidez.
A empresa também disse que pretende continuar a operar a frota que “a serviu bem antes da pandemia” e inclui o Celestyal Crystal e o Celestyal Olympia.
Enquanto os novos compradores do navio não foram revelados, rumores apontam para a Ásia. De acordo com publicações especializadas, o antigo neoRomantica pode ter sido comprado por uma nova companhia de cruzeiros do continente.
Antes de deixar a frota da Costa, o navio passou vários anos servindo mercados asiáticos, incluindo o Chinês e o Japonês.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Costa e Celestyal