Cruzeiros Fluviais na Europa terão grande crescimento nos próximos anos

0

Quarenta e um navios de cruzeiro fluviais estão sendo construídos e serão lançados na Europa este ano e no próximo, um número impressionante que evoca imagens de navios se passando por carros em um rio Danúbio altamente congestionado. Tráfego pesado como o de uma alta estrada. Passageiros de cruzeiro fluvial inundando aldeias pitorescas ao longo do interior da Europa, caso todos eles escalem em uma pequena cidade ao mesmo tempo.

Mas quem trabalha nos bastidores dos cruzeiros fluviais garante que nada disso vai acontecer – pelo menos não se as linhas de cruzeiro efetivamente trabalharem juntas para escalonar itinerários, diferenciar suas experiências de terra com paradas alternativas e excursões e incentivar os municípios a desenvolver continuamente e melhorar suas instalações de atracação.

Em outras palavras, uma aglome- ração nos rios da Europa não é um problema ainda e as linhas de cruzeiros fluviais parecem determinadas a agir preventivamente para que o congestionamento não se torne uma dor de cabeça futura.

Na verdade, a ação preventiva é fundamental em uma indústria crescendo atualmente de dois dígitos percentuais.

A Viking River Cruises sozinha, por exemplo, está construindo o número recorde de 24 navios fluviais, nos três anos entre 2012 e 2014. Além dela, a Avalon Waterways, a Ama Waterways, a Uniworld Boutique River Cruise Collection, Tauck e Scenic Cruises, entre outros, estão construindo de um a três navios cada, nos próximos anos.

E essas são apenas as linhas que atendem o mercado dos EUA. Uma série de linhas de cruzeiros fluviais que atendem a mercados emissores europeus também estão montando suas frotas.

Em 2012, havia cerca de 240 embarca- ções fluviais cruzeiros que navegam nos rios do interior da Europa, totalizando cerca de 34 mil leitos. Este ano, mais 22 navios serão construídos e lançados, e mais 19 já estão encomendados para 2014. Esses 41 novos navios vão adicionar mais cerca de 7.000 leitos nos próximos dois anos, de acordo com a IG River Cruise, uma associação de linhas de cruzeiros fluviais com sede na Basiléia, Suíça.

“São os rios grandes o suficiente para acomodar todos esses navios? Eu diria que sim, eles são”, afirmou Helge Grammerstorf, presidente da IG River Cruise, que tem 21 membros, incluindo a Viking River Cruises e a Ama Waterways.
Para colocar o número de navios que operam nos canais fluviais europeus em perspectiva, Grammerstorf observou que os mesmos rios acomodam cerca de 10.000 navios de carga, o que significa que os cruzeiros fluviais não são nada mais que uma pequena fração do total do tráfego nestes rios.
Então, quando se trata de questões sobre o quão sustentável é o cres- cimento do mercado de cruzeiros de rio, Grammer- storf diz: “Os próprios rios não são o problema. Onde teremos algum espaço para melhorias são os atracadouros… vamos precisar de mais espaços para os navios atracarem. “
A análise de Grammerstorf ecoou nas linhas de cruzeiro fluvial, o que é um alerta para o fato de que, se eles querem continuar a crescer as suas frotas europeias, eles vão precisar de espaço para atracar todos estes novos navios quando estes chegam em uma cidade, não importa quão grande ou pequeno são, e de uma maneira que seja confortável para todos.
Texto (©) Copyright Travel Weekly.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui