Após leilão, Funchal deve entrar em doca-seca em Lisboa

0
Funchal é visto no Cais da Matinha, na última sexta-feira (3/7)

Após ter sido leiloado em março, o veterano Funchal deve entrar em doca-seca no fim da próxima semana. Atracado em Lisboa, o navio já tem equipes trabalhando em seus interiores e deve ser submetido a serviços mais profundos no estaleiro Naval Rocha, também na capital portuguesa. 

Não está clara a natureza das obras que serão realizadas, mas estima-se que a embarcação deve permanecer no estaleiro por um total de 57 dias. 

Comissionado em 1961, o Funchal está imobilizado em Lisboa desde os primeiros dias de 2015. Na ocasião, encerrou seu último cruzeiro pela Portuscale Cruises, companhia que declarou insolvência no ano seguinte. 

Nas fotos, é visto na última sexta-feira (2/7), no Cais da Matinha, onde permaneceu atracado na maior parte dos últimos seis anos. 

Dois leilões e futuro em aberto

Portuscale Cruises foi a última companhia a efetivamente operar o navio, entre 2013 e 2015

Desde então, o navio foi leiloado duas vezes, em 2018 e 2021. No primeiro, foi arrematado pela inglesa Standard Living. Baseada em Liverpool, a empresa pretendia ter o navio em serviço, com cruzeiros entre a Inglaterra e Ibiza

O plano, porém, não foi para frente e a própria Standard Living – que também operava cadeia de hotéis no Reino Unido – acabou declarando falência em 2020. 

O leilão de 2021, por outro lado, segue envolto em incerteza. Realizado em março, o certame encontrou um comprador para o navio. Sua identidade, no entanto, não foi revelada até o momento. 

Trabalhos já são observados a bordo do navio

Enquanto publicações especializadas afirmaram que a embarcação teria sido comprado por sucateiros, a imprensa portuguesa chegou a afirmar que um grupo de investidores norte-americano foi o vencedor da disputa. Até o momento, porém, nenhuma empresa assumiu o negócio. 

Os planos para o futuro do navio também são desconhecidos. 

Longa carreira e temporadas no Brasil

Comissionado em 1961, o Funchal é um dos mais antigos navios de cruzeiro. De pequeno porte, foi originalmente concebido para transportar pessoas e cargas entre Portugal continental e as ilhas da Madeira e dos Açores. 

Com uma longa carreira, passou por profunda reforma quando há pouco mais de dez anos. Na ocasião, a revitalização pretendia atualizar sua parte técnica, de forma a mantê-lo apto a seguir operando mesmo com as novas regras e restrições impostas a navios pela International Maritime Organization. 

Com capacidade para cerca de 550 passageiros, o Funchal tem tradição também em águas brasileiras. Nos anos 1990, realizou diversas temporadas nacionais, visitando destinos como Santos, Fernando de Noronha e Recife. 

Para ver fotos do navio após sua revitalização, além de mais de sua história, clique aqui ou na miniatura a baixo. 

Navios por Dentro: Funchal – 2

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Agostinho

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui