Considerado o maior navio de cruzeiro a navegar em águas brasileiras, o MSC Seashore, da MSC Cruzeiros, teve sua cerimônia de inauguração no Brasil na semana passada (10/12).
O Portal WordCruises.com marcou presença no referido evento e conferiu de perto o navio – que partiu em sua primeira viagem comercial no dia 11.
O gigante conta com diversos espaços que fazem alusão à cidade de Nova York, a exemplo do Central Park Restaurant e do paredão de LED homenageando a Times Square e os arranha-céus de Manhattan. Uma réplica da Estátua da Liberdade chama ainda a atenção na parte central do Casino.
No entanto, uma outra escultura atrai olhares de quem observa cada detalhe da decoração que o navio nos apresenta. A chamada Danza del Mare (Dança do Mar, em português) ilustra um “tornado” de peixes, de variadas cores, feitos totalmente de vidro.
Seu design em espiral conta com 12 metros de altura, aproximadamente, ocupando quatro decks – do 5º ao 8º – e com diâmetro máximo de 3 metros, se afunilando ao centro.
A obra foi realizada pela centenária vidraçaria artística italiana Venini, cujas criações artesanais são conhecidas mundialmente. De acordo com a MSC Foundation, organização sem fins lucrativos do grupo MSC, a escultura foi confeccionada com o intuito de “simbolizar a proteção e promoção do ambiente natural do qual fazemos parte e do qual dependemos: nosso Planeta Azul”.
Cada característica da escultura representa aspectos relevantes para a MSC Foundation, relacionado ao cuidado com os mares e oceanos.
Tanto a água doce que os mestres vidreiros utilizam em suas criações quanto a água marinha onde os peixes estão imersos, representada pelas bolas de vidro, “é um elemento precioso a conservar e respeitar, fonte de vida”.
Diversidade, singularidade e beleza estão presentes no universo marinho, onde para a MSC Foundation “cada criatura é única”, simbolizado pelo fato de que cada peixe de vidro da obra é uma criação única feita manualmente.
Ainda segundo a ONG, o vidro, material utilizado majoritariamente na escultura, reflete a fragilidade da biosfera e seu equilíbrio, alertando que “todos fazemos parte de diferentes ecossistemas e somos responsáveis por respeitá-los e conservá-los”.
Confeccionados em três tamanhos distintos – 32, 38 e 42 cm – nas cores vermelho, azul, amarelo e branco, os cerca de 190 peixes “evocam as cores efervescentes da água e do mar”. Estes são ainda sustentados por 10 cabos verticais e iluminados por um sistema de luz que se assemelha aos raios solares penetrando a coluna d’água nos mares.
Para a confecção de Danza del Mare, projetado pelos designers Monica Guggisberg e Felipe Baldwin, foi aplicada a técnica de sopro à mão, sendo utilizados 840 kg de vidro e 500 dias úteis de trabalho.
Texto (©) Copyright Natália Mendonça / Imagens (©) Copyright Daniel Capella