Danza del Mare, no MSC Seashore, chama a atenção para a proteção dos mares

0
Danza del Mare é uma das peças centrais da Times Square

Considerado o maior navio de cruzeiro a navegar em águas brasileiras, o MSC Seashore, da MSC Cruzeiros, teve sua cerimônia de inauguração no Brasil na semana passada (10/12).

O Portal WordCruises.com marcou presença no referido evento e conferiu de perto o navio – que partiu em sua primeira viagem comercial no dia 11

O gigante conta com diversos espaços que fazem alusão à cidade de Nova York, a exemplo do Central Park Restaurant e do paredão de LED homenageando a Times Square e os arranha-céus de Manhattan. Uma réplica da Estátua da Liberdade chama ainda a atenção na parte central do Casino.

No entanto, uma outra escultura atrai olhares de quem observa cada detalhe da decoração que o navio nos apresenta. A chamada Danza del Mare (Dança do Mar, em português) ilustra um “tornado” de peixes, de variadas cores, feitos totalmente de vidro.

Times Square também conta com painel de LED e réplicas de prédios de Manhattan 

Seu design em espiral conta com 12 metros de altura, aproximadamente, ocupando quatro decks – do 5º ao 8º – e com diâmetro máximo de 3 metros, se afunilando ao centro.

A obra foi realizada pela centenária vidraçaria artística italiana Venini, cujas criações artesanais são conhecidas mundialmente. De acordo com a MSC Foundation, organização sem fins lucrativos do grupo MSC, a escultura foi confeccionada com o intuito de “simbolizar a proteção e promoção do ambiente natural do qual fazemos parte e do qual dependemos: nosso Planeta Azul”.

Cada característica da escultura representa aspectos relevantes para a MSC Foundation, relacionado ao cuidado com os mares e oceanos.

Tanto a água doce que os mestres vidreiros utilizam em suas criações quanto a água marinha onde os peixes estão imersos, representada pelas bolas de vidro, “é um elemento precioso a conservar e respeitar, fonte de vida”.

Diversidade, singularidade e beleza estão presentes no universo marinho, onde para a MSC Foundation “cada criatura é única”, simbolizado pelo fato de que cada peixe de vidro da obra é uma criação única feita manualmente.

Peixes foram criados manualmente e são obras únicas 

Ainda segundo a ONG, o vidro, material utilizado majoritariamente na escultura, reflete a fragilidade da biosfera e seu equilíbrio, alertando que “todos fazemos parte de diferentes ecossistemas e somos responsáveis por respeitá-los e conservá-los”.

Confeccionados em três tamanhos distintos – 32, 38 e 42 cm – nas cores vermelho, azul, amarelo e branco, os cerca de 190 peixes “evocam as cores efervescentes da água e do mar”. Estes são ainda sustentados por 10 cabos verticais e iluminados por um sistema de luz que se assemelha aos raios solares penetrando a coluna d’água nos mares.

Para a confecção de Danza del Mare, projetado pelos designers Monica Guggisberg e Felipe Baldwin, foi aplicada a técnica de sopro à mão, sendo utilizados 840 kg de vidro e 500 dias úteis de trabalho.

Texto (©) Copyright Natália Mendonça / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui