MSC Euribia: avanços em tecnologia ambiental

0
MSC Euribia
MSC Euribia apresentará diversos avanços em tecnologia ambiental

Como já publicado no Portal WorldCruises.com, a MSC Cruzeiros anunciou o lançamento do MSC Euribia, o mais novo navio da companhia, apresentando diversos avanços em tecnologia ambiental. Veja aqui mais detalhes sobre a cerimônia de inauguração.

A embarcação será o segundo navio da frota da MSC Cruzeiros a utilizar o Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível. 

O GNL é considerado um dos combustíveis navais mais limpos do mundo, além de ser amplamente disponível. 

Para a companhia, “o MSC Euribia marca mais um passo à frente da MSC Cruzeiros na redução substancial das emissões de gases de efeito estufa”.

O navio será capaz de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 25%, se comparado ao uso de combustíveis padrão. 

Buscando a mitigação das mudanças climáticas, emissões atmosféricas de demais poluentes serão eliminadas. 

O MSC Euribia, que leva o nome de uma entidade da mitologia grega, possuirá um sistema de gerenciamento de irradiação de ruído subaquático. 

Essa tecnologia será útil para amenizar os impactos das vibrações, provenientes da embarcação, no ecossistema marinho.

MSC Euribia será movido a Gás Natural Liquefeito (GNL)

Dentre os outros avanços em tecnologia ambiental no MSC Euribia, é possível citar o seu sistema de tratamento de águas residuais a bordo. 

De acordo com a companhia, esse avançado sistema cumpre com o Padrão Báltico. 

Tal padrão é considerado o mais rigoroso a nível global, com relação ao tratamento de águas residuais, gerenciamento de resíduos e medidas de eficiência energética.

Esse último aspecto diz respeito à redução e otimização do uso do motor, além dos sistemas de captação de energia elétrica proveniente de terra, advinda dos portos, mais especificamente. 

Conhecida como Shore Power ou Cold Ironing, a tecnologia possibilita transmitir essa forma de combustível limpo por meio de cabos que conectam a rede elétrica do porto com as embarcações. 

Isto faz com que emissões líquidas de gases sejam reduzidas a zero pelos navios que apresentam tal tecnologia. 

É importante ressaltar que a maior parte dos portos que recebem navios de cruzeiro atualmente, a nível mundial, não possuem a referida tecnologia.  

MSC Euribia
Destaque da pintura no casco do MSC Euribia: Save the Sea (Salve o Mar)

Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul apresentam portos que já possuem instalações para Shore Power. 

Finlânda, Suécia, Dinamarca, Holanda, França, Islândia, Malta, Espanha e Austrália também planejam instalar até 2030.     

Todos os navios da MSC Cruzeiros lançados a partir de 2017 possuem esta tecnologia ambiental, incluindo o MSC Euribia. 

A bordo do MSC Euribia haverá um espaço do MSC Foundation, possibilitando a realização de atividades com foco em educação ambiental.

De modo descontraído, crianças, jovens e adultos poderão aprender mais sobre a importância do meio ambiente, além de conhecer mais sobre os programas e causas da MSC Foundation. 

A MSC Cruzeiros afirma o compromisso com avanços em tecnologia ambiental: “estamos ativamente envolvidos em vários projetos para desenvolver e viabilizar essas tecnologias em parceria com órgãos reguladores, universidades, estaleiros e indústrias”.

Texto (©) Copyright Natália Mendonça (com informações de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui