Maior navio da frota da MSC Cruzeiros, World Europa começa a navegar no Mediterrâneo

0
MSC World Europa chega a Gênova pela primeira vez

Maior e mais inovador navio da frota da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa chegou a Europa para sua primeira temporada no Mediterrâneo. 

Entregue em outubro de 2022 pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, o navio estreou nos Emirados Árabes, com itinerários partindo de Dubai

Primeira embarcação da companhia movida a gás natural liquefeito (GNL), o World Europa também possui, segundo a MSC, o melhor desempenho para navios de cruzeiro de grande porte em operação no mundo em termos de emissões de CO2eq por passageiro.

O título, acrescenta a MSC, é baseado no índice EEDI em gramas de CO2 por milhas náuticas e tonelagem bruta.

“É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao MSC World Europa no continente europeu para iniciar sua primeira temporada pelo Mediterrâneo. Esse navio inovador é a prova do nosso compromisso inabalável com os cruzeiros sustentáveis, ele possui uma série de inovações sem precedentes em termos de tecnologias ambientais e marítimas”, disse Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil. 

“O MSC World Europa representa um grande passo em nossa jornada para atingir a meta de zero emissões líquidas até 2050”, acrescentou.

Temporada de verão no Mediterrâneo

Maior navio da frota, MSC World Europa atracará no terminal de cruzeiros Ponte dei Mille, em Gênova, todos os domingos

Durante todo o verão europeu, o MSC World Europa oferecerá um itinerário de sete noites que navega entre a Itália, a Espanha, França e Malta. 

Com embarque em quase todos os portos, o itinerário semanal do navio visita Gênova, Nápoles, Messina, Barcelona, Marselha e La Valletta. 

GNL e célula de combustível 

Durante toda a operação, o MSC World Europa será abastecido com GNL no Porto de Marselha, na França.

De acordo com a MSC, o gás é o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. Comparado aos combustíveis marítimos padrão, o GNL praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos – incluindo óxidos de enxofre e partículas finas – além de reduzir os óxidos de nitrogênio em até 85%.

O GNL também desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, disse a MSC, pois oferece uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa e está abrindo caminho para a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o bioGNL e GNL sintético.

O MSC World Europa é também o primeiro navio de cruzeiros de grande porte a utilizar a nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a GNL.

O navio inclui um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que utiliza GNL para produzir eletricidade e calor a bordo de maneira altamente eficiente, por meio de uma reação eletroquímica.

O equipamento pode ser uma chave para ganhos significativos em sustentabilidade ambiental no futuro, acrescentou a MSC.

MSC World Europa

Graças a esta maior eficiência, o SOFC tem o potencial de reduzir substancialmente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com um motor de GNL convencional, sem produzir emissões de óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre ou partículas finas.

Outra grande vantagem, continua a MSC, é que a célula não é apenas compatível com o GNL, mas também com possíveis novas fontes de combustíveis de baixo carbono, como metanol verde, amônia, hidrogênio líquido e bioGNL ou GNL sintético.

“Quase seis meses após o início dos testes, o desempenho da célula de combustível tem se mostrado excelente e não vimos nenhum sinal de problemas de segurança ou de manutenção. Até hoje, a eficiência – medida a partir da energia que podemos gerar com a mesma unidade de combustível – está bem acima da eficiência de um motor de combustão interna, superando nossas expectativas”, disse Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.  

“Operamos o sistema continuamente e ele forneceu uma produção estável, ainda melhor do que nosso retorno previsto de 150 quilowatts. Obviamente, esta é uma pequena fração da energia que precisamos, mas estamos confiantes de que o sistema pode ser ampliado em construções futuras. Reconhecemos que isso exigirá uma estreita colaboração com parceiros dentro e fora de nossa indústria, e é por isso que a MSC Cruzeiros está ativamente envolvida em várias iniciativas de pesquisa e diferentes parcerias que compartilham de um objetivo comum que é acelerar a transição para um futuro com zero emissões líquidas”, acrescentou. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui