O antigo Grand Mistral voltou a realizar cruzeiros no último final de semana. Após três anos desativada, a embarcação iniciou sua temporada inaugural pela Ambassador Cruise Line na sexta-feira (12/5).
Como segundo navio da empresa britânica, o navio foi submetido a uma ampla reforma antes de iniciar suas operações.
Renomeado Ambition, o ex-Mistral passou as últimas semanas em um estaleiro na Alemanha, recebendo novas áreas públicas, além de upgrades em cabines e áreas técnicas.
Construído no final dos anos 1990, o navio também viu modernização de seus padrões de sustentabilidade, que agora atendem o nível III da regulação da International Maritime Organization (IMO).
Assim, teve reduzida sua pegada ambiental, passando a emitir 95% menos óxido de nitrogênio, por exemplo, e recebendo sistemas avançados de tratamento de esgotos e água de lastro.
Produto tradicional
Com suas novas características, passa a oferecer o produto da Ambassador junto ao Ambience – o primeiro navio da companhia, que entrou em operação em 2022.
Fundada no ano anterior, a companhia tem como público alvo os maiores de 50 anos e diz oferecer uma “experiência autêntica de cruzeiro”, utilizando navios menores com características mais tradicionais.
A Ambassador também foca em oferecer cruzeiros com ida e volta a portos britânicos, evitando que os hóspedes precisem voar para embarcar.
Com o Ambience partindo da região de Londres, o Ambition realizará embarques em portos secundários do Reino Unido. Em 2023, a embarcação terá viagens partindo de Newcastle, Dundee, Belfast, Liverpool e Falmouth, por exemplo.
Temporada inaugural
Em sua temporada inaugural, o Ambition realizará uma série de itinerários pela Europa e Atlântico.
Em sua primeira viagem pela companhia inglesa, por exemplo, a embarcação oferece um cruzeiro de duas semanas pelo costa atlântica europeia.
Partindo dos portos de Newcastle, na Inglaterra, e Dundee, na Escócia, a viagem inclui paradas em nove diferentes portos na França e Espanha.
O navio também tem agendados cruzeiros mais longos para o Caribe, as Ilhas Canárias e mesmo o Norte da África.
Histórico e passagens pelo Brasil
Adquirido pela Ambassador no começo de 2022, o antigo Grand Mistral não realizava cruzeiros há mais de três anos. Operado pela AIDA Cruises até o começo de 2020, o navio passou a maior parte da pandemia desativado em diferentes partes da Europa.
Após ser vendido para seu proprietário atual, chegou a receber hóspedes a bordo, mas apenas durante um fretamento na Escócia. Em agosto, o governo local escolheu o navio para servir de acomodação temporária para imigrantes ucranianos no país.
Construído em 1999 para a Festival Cruises, o ex-Mistral realizou diversas temporadas no Brasil durante sua carreira, tendo navegado também pela CVC Cruzeiros, Iberojet, IberoCruceros e Costa Cuzeiros antes de ser transferido para a frota da AIDA Cruises no final de 2019.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Ambassador Cruise Line