Mais dois navios da MSC Crociere que estavam no Brasil começaram suas viagens de retorno à Europa. Após o MSC Poesia, que partiu de Santos no último dia 20, o MSC Musica e o MSC Sinfonia já navegam com destino ao velho continente.
MSC Sinfonia
O primeiro a partir foi MSC Sinfonia, que se encontrava em Salvador desde maio. O navio da classe Lirica deixou a capital baiana por volta das 7h deste sábado (28/11), seguindo viagem rumo a Trieste, na Itália. A chegada está marcada para o dia 16 de dezembro, após 17 dias de navegação.
O MSC Sinfonia estava na América do Sul desde novembro de 2019, quando chegou à região para a temporada 2019/2020. Durante toda a estação, realizou normalmente seus roteiros entre Santos, Itajaí, Buenos Aires e Montevideo. Em março, no entanto, teve sua travessia de retorno ao continente europeu cancelado.
A viagem estava marcada para o dia 13 daquele mês e acabou sendo anulada dois dias antes, devido ao agravamento do então surto de COVID-19 na Itália.
Desde então, estava desativado em águas brasileiras, aguardando a temporada 2020/2021. Seus roteiros para a estação, no entanto, acabaram sendo cancelados no último dia 17.
MSC Musica
Já o MSC Musica partiu por volta das 10h, também neste sábado (28/11). O navio estava em Santos desde março, junto a outros três navios da MSC Crociere. Assim como o MSC Poesia, que começou o retorno à Europa na semana passada, o MSC Musica seguiu para Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias.
A chegada do navio ao arquipélago espanhol está marcada para o próximo dia 10. Em seguida, o Musica deve continuar para a Itália, se juntando ao restante da frota da companhia italiana.
Como o MSC Sinfonia, o navio aguardava o início da temporada 2020/2021 na região, mas teve seus cruzeiros cancelados recentemente.
O MSC Musica estava em Santos desde o dia 21 de março, após enfrentar dificuldades operacionais em Buenos Aires, na Argentina. Até então, a embarcação estava baseada na cidade portenha, realizando cruzeiros rumo ao Brasil e Uruguai.
Com a declaração da pandemia de COVID-19, no entanto, as autoridades locais argentinas decidiram encerrar a operação de cruzeiros, chegando a impedir os passageiros que já estavam a bordo de desembarcar.
Com a situação, o navio veio a Santos, de onde conseguiu repatriar a tripulação que ainda estava a bordo e se manter junto ao MSC Seaview e ao MSC Poesia.
MSC Seaview segue no Brasil e MSC Preziosa parte para Itália
Após as recentes partidas, o MSC Seaview é o único navio de cruzeiro que segue na costa brasileira. Fundeada em Santos, a embarcação é uma das duas que ainda tem prevista a realização de cruzeiros no país em 2020/2021.
A outra é o MSC Preziosa, que, nesse momento, também navega com destino ao continente europeu. O navio, que deveria realizar embarques no Rio de Janeiro, estava na América do Norte há vários meses, aguardando uma eventual partida para o Brasil.
Em vez disso, segue, neste momento para o porto italiano de Nápoles. De acordo com o sistema AIS, deve chegar na cidade em 12 de dezembro.
Após nova rodada de cancelamentos anunciada no último dia 25, os cruzeiros no Brasil tem previsão de início em 16 de janeiro.
Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella