A Costa Cruzeiros comunicou nesta quarta-feira (7/9), o cancelamento de toda a programação do Costa Venezia e do Costa Diadema para a temporada 2022/2023.
As embarcações realizariam cruzeiros de inverno na Europa, com itinerários que passavam por Itália, Espanha, Turquia, Israel, Chipre, Egito e mais.
“A Costa Cruzeiros decidiu atualizar o programa de outono e inverno 2022/2023 de dois de seus navios”, disse a companhia à Cruise Industry News.
Costa Venezia
De acordo com comunicado enviado ao site norte-americano, o Costa Venezia continuará a realizar seus cruzeiros de sete noites pela Grécia e Turquia até o dia 20 de novembro desde ano. Em seguida, realiza uma última viagem de 11 noites para Israel, Chipre, Egito e Turquia antes de encerrar suas operações.
Todas os embarques planejados entre 1º de dezembro de 2022 e a metade de abril de 2023 foram cancelados.
Originalmente construído para a Costa Asia, o Venezia entrou em operação em 2019 e vinha navegando na Europa desde o último mês de maio. Baseado em Istanbul, o navio será transferido para a Carnival Cruise Line em 2023.
Para justificar o cancelamento, a companhia afirmou que a programação do navio era ideal para nacionalidades específicas que, “sob o cenário atual, não podem acessá-lo”.
Costa Diadema
Após estrear no Brasil na temporada passada, o Costa Diadema tinha previstos itinerários no Mediterrâneo e Ilhas Canárias durante a temporada 2022/2023.
As viagens, no entanto, foram canceladas. De acordo com a Costa, a embarcação seguirá realizando seus cruzeiros no Norte Europeu e Mediterrâneo Oriental até o dia 22 de novembro deste ano.
Já os embarques programados entre esta última data e 6 de abril de 2023 não irão mais ocorrer.
A companhia não justificou a decisão, mas informou que o Diadema volta a navegar já no dia 7 de abril, retomando sua programação anteriormente anunciada.
Partindo da Itália, o navio irá oferecer cruzeiros de 14 noites para as Ilhas Canárias antes de iniciar uma programação de verão no Mediterrâneo Ocidental.
Ainda de acordo com o comunicado, a Costa está contatando passageiros e agências de viagem afetadas para oferecer “as melhores soluções alternativas para uma experiência de férias em cruzeiro memorável”.
Após os cancelamentos, dois navios da companhia devem operar no Mediterrâneo durante a temporada 2022/2023 – o Costa Smeralda e o Costa Deliziosa.
Costa Magica e Costa Serena
Com as viagens do Costa Venezia e do Costa Diadema agora canceladas, um total de quatro navios da frota da Costa Cruzeiros pode seguir sem operar durante a temporada 2022/2023.
Sem retomar operações desde o começo da pandemia de COVID-19, o Costa Magica e o Costa Serena também não tem programação para o período.
Imobilizado na Itália, o primeiro teve todos os seus cruzeiros cancelados após o anúncio de que seria transferido para a frota da Carnival Cruise Line. A mudança de operador, no entanto, acabou não se concretizando.
Navegando exclusivamente na Ásia desde 2015, o Costa Serena foi um dos primeiros navios a ter suas operações suspensas por conta do novo coronavírus, ainda no começo de 2020.
Desde então, segue desativado no Sudeste Asiático e Oriente Médio, sem perspectiva de retomada de operação com passageiros. Neste momento, está fundeado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
No começo deste mês, a companhia ainda se despediu do Costa Luminosa. Assim como o Costa Venezia, o navio passará a ser operado pela Carnival Cruise Line.
Luminosa encerra último cruzeiro e deixa frota da Costa após 13 anos
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Costa China e Daniel Capella
QUERO UM PACOTE SAINDO DA ITALIA PARA ISTAMBUL OU GRECIA POR VOLTA DE 20-04-23 COM UMAS 5 A 7 DIARIAS OK.
A Costa Cruzeiros cancelando a temporada de 04 navios. Vendeu 02 navios recentemente. Costa Serena fundeado em Dubai desde 2020. O que está acontecendo com a Costa Cruzeiros???
Também me questionei a mesma coisa. Tenho um cruzeiro contratado com o Costa em janeiro saindo da Republica Dominicana e fiquei apreensiva.
Só sei que o serviço da Costa piorou. Cabines sem limpar, restaurantes sujos, louças nas mesas sem recolher, falta de comunicação, serviço do buffet onde você é servido ficou ruim, e o mesmo e terrível sistema de organização de mesas do restaurante principal, onde deve se pegar uma fila de quase 2 horas para mudar sua mesa ou juntar-se a mesma mesa com seus convidados. Cardápidos virtual que vivia falhando devido internet gratuita com problema, falta de infoirmação sobre atividades e até mesmo sobre o desembarque. Pelo que vi a MSC tb piorou.